Iniciativa visa a oferecer uma reciclagem para professores das séries iniciais (alunos de 6 a 10 anos) sobre conteúdos ligados à água, efluentes e resíduos sólidos.
O programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES elaborou o “Guia do Educador”, baseado nas oficinas sobre educação ambiental que foram realizadas durante a Brazil Water Week, a Semana da Água no Brasil, de 26 a 30 de outubro. A publicação está disponível neste link: https://bit.ly/38flvI4
As oficinas foram realizadas online, no canal da ABES no YouTube. O conteúdo do guia foi elaborado por pedagogos, biólogos, químicos, engenheiros ambientais e sanitaristas, com foco no ODS 6 – Água e Esgoto para todos até 2030.
A iniciativa visa a oferecer uma reciclagem para professores das séries iniciais (alunos de 6 a 10 anos) sobre conteúdos ligados à água, efluentes e resíduos sólidos. “O Guia do Educador pode ser introduzido nas salas de aulas de uma forma prática e criativa”, ressalta Witan Silva, coordenador nacional do JPS. Apresenta atividades para complementação da prática pedagógica com foco na EA; facilita a abordagem transversal da EA em sala de aula; contextualiza práticas de EA com as competências gerais da BNCC; fornecer estratégia ao educador para que ele possa elaborar seu próprio plano de trabalho com abordagens de EA de forma independente; contribui para a introdução do tema saneamento em sala de aula, bem como promover o entendimento da sua importância para a saúde, o bem estar e para a preservação dos ambientes naturais.
A publicação foi coordenada e organizada por Amanda Martins Batista, Manuela Bahiense Wenceslau Proença e Witan Pereira Silva e tem autoria de Amanda Cristina Salomão Dória, bióloga, Amanda Martins Batista, pedagoga, Iara Lemos Nascimento Rosso, engenheira ambiental e sanitarista – JPS – MG, Larissa Dias Rebouças, engenheira ambiental – JPS – PB, Maria Fernanda Garrubo Bentubo, tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Ambiental – JPS – SP, Manuela Bahiense Wenceslau Proença, engenheira ambiental – JPS – MG,Bárbara Aiala Silva, engenheira ambiental – JPS – MG, Jean Henrique Menezes Nascimento, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária – JPS – SE, Lilyany Bezerra de Andrade, engenheira química – JPS – Baixada Santista, Mauana Ravadelli, engenheira sanitarista – JPS – SC e Witan Pereira Silva – engenheiro ambiental e sanitarista – coordenador nacional JPS.
OFICINAS:
As oficinas sobre educação ambiental foram baseadas no ODS 6 – Água e Esgoto para todos até 2030 e transmitidas gratuitamente pelo Canal ABES Saneamento no YouTube durante a Brazil Water Week.
A primeira oficina abordou o tema ÁGUA
https://m.youtube.com/watch?
A segunda oficina apresentou o tema ESGOTO
https://m.youtube.com/watch?v=
A terceira oficina apresentou o tema RESÍDUOS
https://m.youtube.com/watch?v=
Sobre a ABES
Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas. www.abes-dn.org.br
Sobre o JPS/ABES
O Jovens Profissionais do Saneamento – JPS é um programa de desenvolvimento contínuo com objetivo de despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor. O programa trabalha para fortalecer a rede de relacionamento entre jovens profissionais brasileiros e viabilizar a inserção em programas internacionais de jovens profissionais. Aberto aos jovens estudantes e profissionais até 35 anos. Para outras informações: e-mail [email protected].
Para saber mais sobre o JPS da ABES: http://abes-dn.org.br/?page_
#Envolverde