Sociedade

Embaixadores da Educação e Instituto Localiza convidam alunos a criarem soluções inovadoras para conseguirem o primeiro emprego

Com inscrições abertas, Jornada Empower amplia as oportunidades de capacitação empreendedora para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas por meio de tecnologia

Alunos matriculados no Ensino Médio, em escolas públicas de todo o Brasil, ainda podem se inscrever gratuitamente no desafio sugerido pelo Instituto Localiza para a jornada virtual de educação empreendedora Empower, criada pela organização Embaixadores da Educação. A proposta é estimular os jovens a idealizarem projetos para melhorar o acesso deles ao primeiro emprego, podendo inclusive, aproveitar as ferramentas da tecnologia. Poderão pensar em projetos que facilitem o acesso a oportunidades de emprego, orientações para se apresentarem às empresas, como divulgar seus currículos, entre outras ideias.

O desafio apresentado pelo Instituto Localiza foi estruturado com base na ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele partiu da constatação de que um quarto da população brasileira é jovem (mais de 40 milhões entre 15 e 29 anos), sendo que, nesse universo, mais de 12 milhões não estudam e nem trabalham.

“Fizemos escutas ativas junto a lideranças sociais em todo o país e ouvimos que a falta de capacitação técnica e questões comportamentais estão entre os principais fatores que dificultam a entrada ou a permanência do jovem no primeiro emprego. Por outro lado, a juventude têm acesso mais fácil à tecnologia, a conteúdos gratuitos e a conexão com mais pessoas. Então, esse pode ser o caminho para criar oportunidades para esse público se preparar melhor e conquistar vagas de emprego”, explica o presidente do Instituto, Marco Antônio Guimarães.

Para participar, os estudantes devem acessar a plataforma Desafio Empower; fazer o cadastro; escolher o desafio do Instituto Localiza; e dar início à jornada. Divididos em grupos, os alunos contarão com toda estrutura teórica e técnica para formatar um projeto que pode mudar a história deles. E não estarão sozinhos. Durante a jornada, poderão ainda contar com a mentoria de colaboradores da própria Localiza. Além disso, aqueles que apresentarem os melhores projetos poderão concorrer com projetos de todo o Brasil a bolsas de graduação, intercâmbio, cursos online, entre outras oportunidades.

O prazo para conclusão do desafio, ou seja, fazer todas as ações necessárias, é até o dia 31 de outubro de 2022. Em novembro, ocorre a avaliação e em dezembro os resultados serão divulgados.

Apoiada pelo Instituto Localiza, a jornada Empower foi idealizada pela organização Embaixadores da Educação, formada por alunos egressos de escolas públicas, com o objetivo de impulsionar outros jovens a serem protagonistas de suas próprias vidas. Realizam também o Crie o Impossível, a maior sala aberta inspiracional do Brasil que, este ano, à sua 4ª edição e reuniu mais de 9 mil jovens presencialmente no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, além de outros 200 mil online.

Sobre o Instituto Localiza

O Instituto Localiza traz o propósito de unir pessoas pela transformação social, apoiando projetos que facilitem o acesso ao ensino e a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social, sobretudo em oportunidades ligadas às indústrias criativas e cadeia da mobilidade. Atua por meio do apoio a organizações sociais com iniciativas sinérgicas ao seu propósito.

Saiba mais sobre o Instituto e os projetos apoiados clicando aqui.

#Envolverde