Sociedade

Encontro em São Paulo discute o futuro da cooperação cultural internacional

Em parceria com o Sesc SP e o Itaú Cultural, a Fundação Suíça Pro Helvetia promove o encontro Conversas em São Paulo: intercâmbios culturais em contextos assimétricos, de 29 de novembro a 1º de dezembro, para discutir potencialidades de projetos e o futuro das cooperações artísticas;

 COINCIDÊNCIA, Intercâmbios culturais Suíça-América do Sul, é um programa da Pro Helvetia que já destinou globalmente 1 milhão de francos suíços (cerca de 3,8 milhões de reais) para projetos em oito países na região, apoiando iniciativas de artes visuais, dança, teatro, literatura e música;

 O suíço Boris Nikitin, diretor de teatro, e a pernambucana Clarissa Diniz, curadora e crítica de arte, são palestrantes convidados ao lado de curadores, artistas e diretores institucionais das cenas culturais de Winterthur, Medellín, Montevidéu e Santiago

São Paulo, novembro de 2018 – Depois de ser lançado em outubro do ano passado em quatro capitais da América do Sul – Bogotá, Buenos Aires, Santiago de Chile e São Paulo -, o programa COINCIDÊNCIA – Intercâmbios Culturais Suíça – América do Sul entra em uma segunda fase. Tendo como objetivo fomentar a troca entre a cena artística suíça e plataformas profissionais na América do Sul, a iniciativa se desloca para São Paulo nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro para o encontro Conversas em São Paulo: intercâmbios culturais em contextos assimétricos, que consistirá de oficina e seminário em que serão discutidas as potencialidades de projetos inscritos, e como o COINCIDÊNCIA pode fomentar as trocas artísticas na região. Para mais informações sobre o programa, basta acessar https://coincidencia.net/pt/.

Um seminário aberto ao público ocorre no Itaú Cultural, em São Paulo – Boris Nikitin, autor, ensaísta e diretor artístico do festival It’s the Real Thing, de Basel, Suíça, e Clarissa Diniz, curadora independente e crítica de arte, são os palestrantes convidados. Também trazem suas experiências com cultura para o encontro Tony Evanko, diretor da Casa Tres Patios, de Medellín, Colômbia, membro da rede internacional ArtsCollaboratory; Peter Pfrunder, diretor da Fotostiftung Schweiz/Swiss Foundation for Photography, de Winterthur, Suíça; Santiago Turenne, diretor de dança da INAE (Instituto Nacional de Artes Escénicas), de Montevidéu, Uruguai e Rebeca Guinea, adida cultural da Embaixada da Espanha e diretora do Centro Cultural da Espanha, em Santiago, no Chile. Os artistas Daniel Lima (Brasil), Rayama Tegegne (Suíça) e o coletivo Real Madrid (Suíça) participam nas discussões.

Sasha Huber, Louis Who? What you should know about Louis Agassiz, intervenção na Praça Agassiz, Rio de Janeiro, video 3:50 min, 2010. Foto por Calé, © Sasha Huber

Junto às conversas, palestras e oficinas, o encontro comissionou ações em formato de refeições coletivas e gratuitas, ao artista chileno-brasileiro Amilcar Packer e ao coletivo suíço-brasileiro Gomo, formado por Valentina D’Avenia e Jonas von Holanda. Ao longo do programa, serão também apresentadas obras de vídeo, em sua maioria produzidas no contexto de COINCIDÊNCIA, de artistas de destaque internacional como Denise Bertschy (Suíça), Guerreiro do Divino Amor (Brasil), La Decanatura (Colômbia), Sasha Huber (Suíça), Thomas Rohrer (Brasil), Tobias Madison (Suíça) e Ursula Biemann (Suíça).

O programa COINCIDÊNCIA é uma iniciativa da Fundação Suíça para a Cultura Pro Helvetia, que visa a promover o intercâmbio cultural entre profissionais das artes da Suíça e de países da América do Sul, criando colaborações e viabilizando plataformas para exibições artísticas. Em seu estágio atual, o COINCIDÊNCIA já destinou globalmente 1 milhão de francos suíços (cerca de 3,8 milhões de reais) para mais que 120 projetos em oito países, apoiando iniciativas de artes visuais, dança, teatro, literatura e música, assim como projetos transdisciplinares. Neste momento, o programa prioriza enfoques que abordem conceitos de memória, construção do território, conflito e pós-conflito, contemporaneidade e narrativas não modernas.

Recentemente, o COINCIDÊNCIA também anunciou três acordos com parceiros suíços para receber artistas da América do Sul em residências em 2019. O primeiro, Utopiana, é um espaço de residência transdisciplinar em Genebra, que acolhe uma série de projetos artísticos ligados às relações entre humanidade e natureza. La Becque, às margens do Lago Léman, vai receber artistas de várias disciplinas, buscando conexões entre arte e ciência.  Residency.ch é uma residência de artes visuais administrada por artistas, na capital Berna, no centro cultural PROGR, no centro da cidade.

 Sobre a Pro Helvetia

Pro Helvetia é uma fundação pública vinculada ao governo da Suíça que promove arte e cultura de forma independente e em âmbito internacional. Atualmente, opera no Cairo, Joanesburgo, Nova Déli, Xangai, Moscou, Paris, Nova York, Roma, Milão, Veneza e São Francisco. Desde 2017, fincou bandeira na América Latina por meio do programa COINCIDENCIA com o intuito de abrir uma sexta presença e permanente a partir de 2021. Nos próximos dois anos, a intenção é promover mais dois workshops, um na Suíça em 2019 e outro em local ainda ser definido na América Latina, em 2020.

 Sobre o Itaú Cultural

O Itaú Cultural é um instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.  Ao considerar a cultura uma ferramenta essencial à construção da identidade do país e um meio eficaz na promoção da cidadania, o instituto busca democratizar e promover a participação social.

Centro de referência cultural, promove e divulga a produção brasileira no país e no exterior desde 1987. Tem em programas como o Rumos e na sua missão e visão diferenciais consistentes que o colocam entre os mais importantes institutos culturais do país. O instituto procura inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e pela criatividade das pessoas para gerar experiências transformadoras no mundo da arte e da cultura brasileiras. Também busca ser referência na valorização e na articulação de experiências culturais e a mais acessível e confiável fonte de conhecimento sobre a arte e a cultura brasileiras.

SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 Sexta-feira, 30 de Novembro

@Itau Cultural (Av. Paulista, 149 – Bela Vista)

Aberto, gratuito

17h Projeção* – “Supercomplexo Metropolitano Expandido” de Guerreiro do Divino Amor

Abertura – ‘COINCIDÊNCIA: onde estamos? Um breve relato’, Jasper Walgrave e Benjamin Seroussi

18h Projeção* – Trecho de “O Vermelho do Meio dia” de Tobias Madison

Palestra – ‘Extrativismo cultural, violência epistémica: notas’, Clarissa Diniz

19h Projeção* – Trecho de “Forest Law” de Ursula Biemann ePaulo Tavares

Mesa de conversa – ‘Engajamento local de fundações públicas internacionais’, Centro Cultural da España Chile, Goethe Institut, INAE, mediação de Chimene Costa

20h Projeção* – Teaser “Caja Negra” de La Decanatura

Estudo de caso – ‘Arts Collaboratory’, Tony Evanko

Sábado, 1º de dezembro
@Itau Cultural (Av. Paulista, 149 – Bela Vista)
Aberto, gratuito

16h Palestra – ‘Contexto, não contexto. Vulnerabilidade frente aos outros’, com Boris Nikitin
17h Paisagem sonora– Sem título, de Thomas Rohrer baseado em sua residência na Suíça

18h Projeção* – Trecho de “Helvecia – Brasil, the film” de Denise Bertschi

Estudo de caso – Cooperaxion, Izabel Barros
19h Projeção* – “Louis quem? O que você precisa saber sobre Louis Agassiz”, de Sasha Huber

Mesa de conversa – ‘Artistas em trânsito’, Ramaya Tegegne, Real Madrid, Daniel Lima, mediação de Angie Vial

* Projeções e paisagem sonora são apresentadas por Catarina Duncan
A cada dia, filmes de artistas serão projetados entre as falas, incluindo obras de Denise Bertschy (Suíça), Guerreiro do Divino Amor (Brasil), La Decanatura (Colômbia), Sasha Huber (Suíça), Thomas Rohrer (Brasil), Tobias Madison (Suíça), Ursula Biemann (Suíça).