Sociedade

Ensino da matemática debatido em podcast da PUC-Campinas

Antes da pandemia, 5% dos alunos da rede pública terminavam o Ensino Médio com conhecimentos adequados na disciplina

A edição mais recente do Olhar Contemporâneo, podcast da PUC-Campinas, está disponível nas principais plataformas de áudio e no site da Universidade abordando os desafios para o ensino da matemática no Brasil. Segundo dados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), apenas 5% dos alunos da rede pública terminavam o Ensino Médio com conhecimentos adequados na disciplina antes da pandemia. Com as dificuldades impostas pelo ensino remoto, o cenário pode piorar? (Clique para ouvir)

Para debater a pauta, participaram do episódio o Prof. Me. Alexandre Monteiro da Silva, diretor da Faculdade de Matemática da PUC-Campinas, e a Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Megid, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Universidade. Eles discutiram as causas do problema, como a falta de investimento em educação e a desvalorização do professor, bem como possíveis soluções para reverter o cenário e reduzir os atrasos causados pela pandemia.

Lançado em 2020, o podcast da PUC-Campinas tem periodicidade semanal, com novos episódios disponibilizados no portal da Universidade (https://www.puc-campinas.edu.br/podcast/) e nas plataformas Deezer, Google Podcasts e Spotify. O objetivo é gerar, por meio de análises técnicas, informações de qualidade sobre os principais assuntos em discussão na atualidade.

(#Envolverde)