Promovido pela organização United Way Brasil, “Dia Viva Unido” transformou os espaços com pintura, reforma de brinquedos e a criação de novos ambientes para impactar a qualidade de vida das crianças
Cerca de 200 voluntários de empresas e fundações como Ecolab, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Lear Corporation, Lilly, Morgan Stanley, Owens Illinois, P&G, Pitney Bowes e PwC se uniram na última sexta-feira, 9, na região do Campo Limpo, para qualificar e revitalizar espaços de brincadeiras e vivência nos Centros de Educação Infantil (CEI) Dra. Nathália Pedroso e Olga Benário, que juntos atendem cerca de 243 crianças. Chamada de Dia Viva Unido, a ação é uma das atividades promovidas pela organização United Way Brasil, que atua há 17 anos no Brasil com foco no desenvolvimento da primeira infância e juventude.
A programação também beneficiou a comunidade local com a recuperação da Praça do Campo Limpo, que recebeu melhorias e novos espaços. As ações fazem parte do programa “Crescer Aprendendo”, desenvolvido desde 2012 pela organização e que já beneficiou mais de 2 mil crianças de 13 centros de educação infantil participantes do Programa.
As atividades do Dia Viva Unido começaram pela manhã e terminam ao final do dia, enquanto as crianças permanecem em sua rotina em sala de aula. “Ao saírem, os alunos encontram a escola reformada, o que causa surpresa e alegria. É um momento importante, pois eles sentem a valorização do espaço escolar, e isso traz reflexos positivos no longo prazo”, explica Paula Crenn Pisaneschi, gerente de Programas da United Way Brasil. Nas semanas seguintes, as famílias também são chamadas a conhecer o espaço e ficam surpresas com o resultado
Luciene Samfilippo, diretora de RH e comunicação da Lear, participou do Dia Viva Unido e conta sobre a experiência de ser voluntária: “Quando a gente acredita de verdade isso faz parte da nossa missão e do nosso propósito. Quem ganha somos nós, porque evoluímos como seres humanos”.
Gabriella Bighetti, diretora-executiva da United Way Brasil, chama a atenção para a importância do engajamento do setor privado no desenvolvimento da primeira infância. “Crianças bem assistidas mudam o mundo. Cuidar delas é construir, no hoje, a sociedade que queremos. Por isso o papel das empresas e o envolvimento dos funcionários pode ser tão relevante nesse processo”, afirma.
Segundo pesquisas apresentadas na cartilha “Aposte na Primeira Infância”, lançada este ano, desenvolvida pelo Instituto GPTW, em parceria com a United Way Brasil e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, empresas que adotaram programas em prol da primeira infância tiveram impacto direto na produtividade e rotatividade dos funcionários, esta última caindo de 21% para 9,9%.
Melhor investimento – Na última semana, durante evento para empresários de multinacionais brasileiras, Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, afirmou que o investimento na primeira infância é o de resposta mais rápida e intensa para qualquer país, além de os resultados se estenderem por um longo período. “Há inúmeras razões para se investir nos anos iniciais de desenvolvimento, mas a melhor delas é o próprio direito humano. No entanto, se pensarmos como retorno econômico, esse ainda é o melhor investimento de todos”, disse.
Na prática – desenvolvido desde 2012 pela United Way Brasil, o Crescer Aprendendo já beneficiou mais de 2 mil crianças de 13 centros de educação infantil. O programa utiliza diferentes estratégias para potencializar o desenvolvimento e aprendizado da Primeira Infância: promove encontros presenciais com os familiares dessas crianças para disseminar conhecimentos sobre diferentes temas, como a Importância do Brincar, o Papel do Pai, Alimentação saudável, entre outros. Os conteúdos trabalhados nos encontros presenciais também são reforçados ao longo da semana por meio de uma plataforma virtual.
Sobre a United Way Brasil (www.unitedwaybrasil.org.br) – A United Way Brasil é uma organização sem fins lucrativos que faz parte da United Way Worldwide, uma rede global considerada a maior de filantropia no mundo. Promove o Movimento Dia VIVA UNIDO, que conecta pessoas para transformar a vida de crianças e jovens do Brasil por meio da educação. Foi fundada em 2001 por iniciativa de empresas privadas com a missão de mobilizar e articular sociedade civil, governo e empresariado para que invistam na educação de crianças e jovens, desenvolvendo habilidades e competências para a vida. (#Envolverde)