Iniciativa recolhe assinaturas até o próximo dia 19; Carta apresenta sugestões para que gestões municipais contribuam para a formação de sujeitos transformadores.
Por Redação da Envolverde*
O programa Escolas Transformadoras do Brasil, iniciativa do Instituto Alana e Ashoka, que identifica, conecta e apoia escolas com práticas inovadoras amparadas na visão de que todos podem ser transformadores da realidade, elaborou de forma conjunta com as escolas uma carta aberta direcionada aos candidatos às prefeituras de todo o País. Até o próximo dia 19, interessados podem assinar a petição para pedir aos concorrentes que se comprometam a priorizar a educação em suas futuras gestões dado o importante momento de discussões sobre os rumos das cidades.
A iniciativa Escolas Transformadoras entende a escola como um espaço democrático onde a diversidade de ideias seja respeitada e debatida, tendo como princípio uma educação baseada na amplitude dos Direitos Humanos. Por isso, o documento é uma convocação para que os candidatos contemplem, priorizem e assegurem uma educação capaz de formar sujeitos livres, autônomos, criativos e transformadores em seus planos de governo e políticas públicas.
O manifesto também defende a educação integral como direito de todos os alunos, não apenas no que tange à ampliação da carga horária, mas aos diferentes tempos e espaços de aprendizagem. Todas as solicitações apresentadas na carta apoiam-se nos pilares legais vigentes no país, em especial no artigo 206 da Constituição Federal, que garante igualdade nas condições de acesso a uma educação plural, que valorize os profissionais de educação e a diversidade de seus estudantes, num ambiente de gestão democrática, igualitária, justa e inclusiva.
Lançado em setembro de 2015, o Escolas Transformadoras que já conta com 15 escolas, trabalha com a certeza de que a educação tem o maior potencial para formar cidadãos capazes de resolver de forma criativa e inovadora os problemas que cercam a sociedade e de acolher as complexidades e diversidades do mundo. Outro ponto fundamental é a capacidade que o espaço escolar possui de influenciar outros segmentos sociais, garantindo que os seus aprendizados transponham barreiras e beneficiem a sociedade de maneira mais ampla.
Sobre o Programa Escolas Transformadoras
O Programa Escolas Transformadoras é uma iniciativa global da Ashoka e, no Brasil, correalizada pelo Instituto Alana. O objetivo do Programa é favorecer o encontro entre escolas e demais atores sociais que estão repensando a educação, e caminhando rumo a modelos capazes de formar sujeitos protagonistas e transformadores da realidade. As escolas da rede olham para a integralidade da criança, e não somente para os conteúdos acadêmicos, e buscam levar sua atuação para uma esfera ampla, provocando impacto positivo na sociedade.
Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.
Sobre a Ashoka
A Ashoka é uma organização social global fundada em 1981 que congrega mais de três mil empreendedores sociais em 84 países e busca colaborar na construção de um mundo em que Todos Podem Ser Transformadores (Everyone a Changemaker), no qual qualquer pessoa pode desenvolver e aplicar as habilidades necessárias para solucionar os principais problemas sociais que hoje enfrentamos.
* Com informações do Instituto Alana.