O faturamento mundial de alimentos é da ordem de US$ 8 trilhões
O Documentário Campo & Sustentabilidade 2 – O amanhã é hoje investiga quais as tecnologias que permitirão um agronegócio mais sustentável, visitando os seis biomas terrestres brasileiros e mostrando um retrato amplo da situação da agricultura nacional. Com pré-estreia marcada para dia 31 de julho (domingo), às17h, na Unibes Cultural, o evento será aberto ao público e terá mesa de debates após a exibição. Assista ao trailer nesse link: https://youtu.be/Ie4_Ky6SoXA
O trabalho dos realizadores Sérgio Lopes e Sílvia Prado visita os seis biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa –, para trazer entrevistas com produtores rurais, ativistas, cientistas e pesquisadores, além de líderes indígenas e outros especialistas em cultivares. “O documentário Campo e Sustentabilidade 2 – o Amanhã é Hoje mostra que a produção de alimentos pode seguir abundante, próspera, em harmonia com o ambiente, se aumentadas as boas práticas. O Brasil possui 6 milhões de propriedades agrícolas, 70% da produção de orgânicos vai para o mercado externo. Esse segmento movimentou R$ 5,8 bilhões no Brasil em 2020”, comenta Sergio Lopes, produtor audiovisual e ativista.
O filme mostra os cinturões verdes, na Mata Atlântica; chegando à agricultura urbana, como a Fazenda Cubo, sistema de cultivo vertical, em área fechada, é altamente eficiente em termos de irrigação. A água, aliás, um dos principais insumos na produção agrícola, é a vedete de diversos depoimentos. Edenise Garcia, diretora de ciências da The Nature Conservancy Brasil, lembra que os rios voadores, essenciais à manutenção do regime de chuvas, são a verdadeira riqueza da Amazônia; outros pesquisadores lembram que das 12 bacias hidrográficas do País, oito têm nascentes no cerrado e no bioma caatinga o manejo de água é sempre o maior problema a ser resolvido.
A produtora Conteúdos Diversos tem trabalhado o audiovisual como uma poderosa ferramenta de entretenimento, informação e conscientização com objetivo de engajar a audiência nas questões da sustentabilidade. Um dos fóruns que exibe essas discussões é o portal É Conosco, atualizado semanalmente com notícias, artigos e materiais relativos aos assuntos que envolvem a sustentabilidade e agenda ESG.
As questões trazidas por esse documentário retomam algumas discussões do percursor “Campo e Sustentabilidade 1 – Realidade ou utopia” (2020) que buscava respostas para a questão: Como alimentar 9 bilhões de pessoas de maneira sustentável?
“Neste novo trabalho, trazemos uma visão abrangente e ao mesmo tempo profunda identificando as tecnologias e boas práticas que farão diferença na produção agrícola com menos abertura de áreas, menos agroquímicos sem desmatamento ou desperdício de água e ainda buscando maior produtividade”, finaliza Sérgio.
O documentário está alinhado com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 2, 6, 11, 12, 13 e 15, recebeu apoio institucional do THE NATURE CONSERVANCY e contou com patrocínio via Lei Rouanet do Rabobank Brasil. A produtora audiovisual Conteúdos Diversos é signatária da Rede Brasil do Pacto Global Mesa de debates: representantes do Rabobank, The Nature Conservancy e alguns participantes do documentário.
Como contrapartida da Lei Rouanet, usada na captação de recursos, será ainda realizado, após o lançamento, um workshop para pessoas interessadas em aprender técnicas de produção audiovisual, desde a criação de argumento e roteiro até a direção e lançamento, passando por dicas de formatação para aprovação em leis de incentivo.
Programação:
16h45 – Recepção
17h – Exibição do filme
17h55 – Mesa de debates
18h45 – Encerramento
Local: Rua Oscar Freire, 2.500 São Paulo – SP | CEP: 05409-012 – Ao lado da Estação Sumaré do metrô (Linha 2 – Verde)
Transmissão on line: Canal da Unibes Cultural no YouTube.
Portal ECONOSCO – é uma iniciativa de pessoas movidas por um propósito comum: impactar positivamente na sociedade e no meio ambiente usando a comunicação como ferramenta de engajamento da audiência sempre alinhados com os 17 Objetivos para O Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Visite: www.econosco.com.br
#Envolverde