Batizado de ‘Era uma vez uma cadeira desprezada’, iniciativa dos alunos do Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira foi um dos destaques do Desafio Criativos da Escola.
Tinta spray, cola e retalhos de tecido trouxeram cor e um toque moderno às antigas cadeiras de ferro e madeira do Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira, em Anguera (BA). A ideia de restaurar os móveis, que estavam inutilizados e amontoados em um canto da escola, partiu de quatro alunos do ensino médio, que com muita criatividade e pouco custo redecoraram o pátio e a sala de leitura. O projeto ‘Era uma vez uma cadeira desprezada’ foi um dos destaques do Desafio Criativos da Escola, do Instituto Alana.
Economizando no material utilizado para a restauração, os estudantes recorreram a recursos disponíveis no próprio colégio, como revistas em quadrinho, jornais e adesivos, além de retalhos de tecidos doados por costureiras da região, o que facilitou – e muito – a ação. O projeto chamou a atenção de outras escolas que também possuem móveis antigos e motivou a comunidade escolar a refletir sobre sustentabilidade, força do trabalho em equipe e valorização do patrimônio público.
Os próximos passos da iniciativa incluem ampliar o número de adeptos em outras escolas municipais e estaduais que enfrentam o mesmo problema e chamar a atenção dos órgãos competentes para ajudarem na continuidade das atividades. O ‘Era uma vez uma cadeira desprezada’ foi apresentado na feira de ciências da escola, na Feira do Conhecimento de Anguera e ganhou o prêmio “Juventude em Ação” da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
As inscrições para a segunda edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e, neste ano, reconhecerá 10 iniciativas em todo o país. Os interessados podem enviar não apenas projetos já finalizados como também aqueles que ainda estiverem em andamento até o dia 15 de outubro de 2016 pelo site do Criativos da Escola. Esta segunda edição do prêmio tem como parceiro o programa Parceria Votorantim pela Educação, desenvolvido pelo Instituto Votorantim.
Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.
(#Envolverde)