Sociedade

Estudantes revitalizam cadeiras abandonadas em escola de Anguera (BA)

Batizado de ‘Era uma vez uma cadeira desprezada’, iniciativa dos alunos do Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira foi um dos destaques do Desafio Criativos da Escola.

Tinta spray, cola e retalhos de tecido trouxeram cor e um toque moderno às antigas cadeiras de ferro e madeira do Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira, em Anguera (BA). A ideia de restaurar os móveis, que estavam inutilizados e amontoados em um canto da escola, partiu de quatro alunos do ensino médio, que com muita criatividade e pouco custo redecoraram o pátio e a sala de leitura. O projeto ‘Era uma vez uma cadeira desprezada’ foi um dos destaques do Desafio Criativos da Escola, do Instituto Alana.

Economizando no material utilizado para a restauração, os estudantes recorreram a recursos disponíveis no próprio colégio, como revistas em quadrinho, jornais e adesivos, além de retalhos de tecidos doados por costureiras da região, o que facilitou – e muito – a ação. O projeto chamou a atenção de outras escolas que também possuem móveis antigos e motivou a comunidade escolar a refletir sobre sustentabilidade, força do trabalho em equipe e valorização do patrimônio público.

Os próximos passos da iniciativa incluem ampliar o número de adeptos em outras escolas municipais e estaduais que enfrentam o mesmo problema e chamar a atenção dos órgãos competentes para ajudarem na continuidade das atividades. O ‘Era uma vez uma cadeira desprezada’ foi apresentado na feira de ciências da escola, na Feira do Conhecimento de Anguera e ganhou o prêmio “Juventude em Ação” da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

As inscrições para a segunda edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e, neste ano, reconhecerá 10 iniciativas em todo o país. Os interessados podem enviar não apenas projetos já finalizados como também aqueles que ainda estiverem em andamento até o dia 15 de outubro de 2016 pelo site do Criativos da Escola. Esta segunda edição do prêmio tem como parceiro o programa Parceria Votorantim pela Educação, desenvolvido pelo Instituto Votorantim.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

(#Envolverde)