Estão abertas as inscrições para o 20º Fórum de Humanização da Saúde da Associação Viva e Deixe Viver
Associação Viva e Deixe Viver (Viva), organização da sociedade civil (OSC) que congrega 1,3 mil voluntários responsáveis por contar histórias em 86 hospitais do País, realiza, no dia 10 de abril, o 20º Fórum de Humanização da Saúde – Humanizar: Novos tempos, novos desafios, evento online e gratuito, com programação focada no impacto da pandemia no universo da saúde. Os debates abordarão o tema sob perspectivas variadas, como cultura, políticas públicas, espiritualização e educação.
Os Fóruns de Humanização nasceram em 2001, como uma celebração ao Ano Internacional do Voluntariado e, desde então, os encontros são realizados anualmente, como forma de contribuir para a humanização da sociedade, fortalecendo valores e princípios éticos essenciais entre os sujeitos que produzem saúde.
A edição deste ano já está com inscrições abertas, que podem ser feitas pelo site www.vivahumanizacao.org.br
Programação
- 9h Abertura
Valdir Cimino, fundador da Associação Viva e Deixe Viver
Dr. Nicolau D’Amico, diretor adjunto de Marketing da APM – Associação Paulista de Medicina
Representante da EEUSP – Escola de Enfermagem da Universidade São Paulo
- 9h15 – SAÚDE
Como está o corpo do profissional da saúde e educação no atual contexto pandêmico?
Palestrantes: Simone Bambini e Mary Prieto
Mediação: Dra Taciana Sales Oliveira
10h45 – Intervalo
- 11h – CULTURA
O que aprendemos com a COVID-19: Normas e Práticas Ascéticas para Produzir Cultura e Arte na Saúde
Palestrante: Cynthia Carvalho, líder de Humanização Hospital Menino Jesus
Apresentação da Pesquisa Coletiva: O que eu preciso saber sobre a atuação voluntária na saúde e educação
Palestrantes: Sergio Antonio Bastos Sarrubbo e Dra.Tereza Cristina G. Sarmento Barros
Child Life Specialist – A experiência lúdica e criativa no acolhimento de crianças hospitalizadas
Palestrante: Dra Dora Leite, do Hospital Sabará
Mediação: Valdir Cimino, fundador da Associação Viva e Deixe Viver
12h30 – Almoço
- 13h45 – EDUCAÇÃO
Atendimento escolar hospitalar: Eu conto, tu contas, ele conta: somos todos contadores de histórias
Palestrantes:
Angelita, do Hospital das Clínicas
Maria Celeste Ramos da Silva, coordenadora do Fórum de Classe Hospitalar e Membra do Coletivo de Professores da Rede Municipal de Salvador
Mauricéia Lopes, da classe hospitalar do Hospital Regional de Ceilândia – DF
Gilmara Santos de Mello, professora na classe hospitalar do Hospital Materno Infantil – da Faculdade de Medicina de Marília
Ediclea Mascarenhas, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mediação: Luciana Bernardo e Tony Silva
Bisbilhotar é cultura
Mediação: Rogério Sautner
15h15 – Intervalo
- 15h30 – VOLUNTARIADO
Espiritualidade: A Integralidade do ser que produz qualidade de vida através da espiritualidade
Palestrante: Simone Ramounoulou, diretora executiva Instituto Antakarana
Gestão da Generosidade
Palestrante: Paulo Cidade, sociólogo, pesquisador e diretor executivo da Havine Recearch
Mediação: Rogério Sautner
17h – Encerramento
*Programação sujeita a alterações.
Sobre a Associação Viva e Deixe Viver – Fundada em 1997 pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver (www.vivaedeixeviver.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) pioneira em diversas frentes e políticas públicas. Por meio da arte de contar histórias, forma cidadãos conscientes da importância do acolhimento e de elevar o bem-estar coletivo, a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto. A entidade também é referência em educação e cultura, por meio da promoção de atividades de ensino continuado. Nesse sentido, conta com o canal Viva Eduque (https://www.vivaedeixeviver.org.br/o-que-e/), espaço criado para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade. Hoje, além dos 1.357 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 86 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Pfizer, Volvo, Cremer, UOL, Safran, Santa Massa e Instituto Helena Florisbal.