Sociedade

Game simula compras em mercado e ensina Matemática

Unidades da rede estadual paulista utilizam plataforma interativa para auxiliar no ensino de matemática para estudantes  do 6º ao 9º ano

Alunos de 60 escolas da rede estadual de São Paulo estão aprendendo Matemática no supermercado. O cenário, na verdade, é virtual e uma das opções da plataforma Matific, criada para ampliar e recuperar o conteúdo da disciplina. Na Escola Estadual Alfredo Paulino, unidade na capital onde a ferramenta é adotada, estudantes do 6º ao 9º ano se revezam entre as aulas ‘tradicionais’ e aquelas com ajuda do game. A nova abordagem está agradando.

Além de cálculos de preços e quantidades exigidos em compras no mercado, no Matific é possível ensinar figuras geométricas, Teorema de Pitágoras, porcentagem, áreas e perímetros de espaços, probabilidade e diversos outros tópicos previstos no currículo da Secretaria da Educação do Estado. A orientação aos professores é incluir os jogos à rotina de estudos, ao menos, uma vez por semana.

“Este foi o primeiro bimestre que utilizamos o aplicativo Matific e já é possível perceber que os alunos se interessam e aprendem mais também com exercícios selecionados a cada série. Para a direção da escola e educadores, plataforma oferece relatórios do desempenho por estudantes e classes”, explica o professor de multiletramento André de Souza, da E.E. Alfredo Paulino.

Competição e jogos de tabuleiros

Em São José do Rio Preto e José Bonifácio, os jogos também são utilizados por professores. Mas por lá, a seleção é ‘analógica’. As estratégias incluem dama, ludo e sogo e é reconhecida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além das atividades em sala de aula, as duas Diretorias de Ensino organizaram em 2016 o 1º Campeonato Escolar de Jogos de Tabuleiro – CEJTA e passaram por capacitações para entender as táticas de cada jogada e como incentivar o uso do raciocínio lógico. (#Envolverde)