Alexandre Mansur, da revista Época, e Paula Miraglia, do Nexo Jornal, falaram sobre como as causas e resultados do ISP se aproximam da imprensa.
Por Redação da Envolverde*
Em uma sociedade em que as informações circulam cada vez mais rápido pelas redes sociais e onde todos se tornaram autores e produtores destas informações, de que forma os investidores sociais podem conseguir espaço para disseminar suas causas? Qual a melhor forma de estabelecer essa relação com a mídia e trazer para a pauta de debates suas causas? Essas foram algumas das questões que nortearam o encontro “Investimento Social e Mídia”, promovido pelo GIFE em São Paulo na última semana.
O encontro teve a participação de Paula Miraglia, antropóloga, cofundadora e diretora do Nexo Jornal, e Alexandre Mansur, jornalista e editor-executivo da revista Época. Ambos provocaram os representantes das áreas de comunicação de empresas, Institutos e Fundações associados ao GIFE, para refletir sobre um dos desafios da comunicação: como aproximar o investimento em social privado da mídia atual – com todas as dificuldades que essa tem vivenciado – e, desta forma, poder impactar o cotidiano das pessoas.
Na avaliação dos especialistas, um ponto fundamental é gerar conhecimento e evidências sobre as causas, a partir da apresentação de dados qualificados e resultados que sejam relevantes para a sociedade. O objetivo é aproximar a imprensa deste conhecimento e diminuir espaços e tempos, oferecendo informação qualificada e fontes confiáveis. Para os comunicadores, o atual momento do País é considerado favorável para o debate sobre causas, tendo em vista que a sociedade está mais disposta e quer discutir com profundidade e qualidade as questões colocadas. Estar presente nas redes sociais e se atentar para as discussões que circulam por lá é outro ponto chave, pois esses conteúdos e os debates que eles provocam revelam à mídia aquilo que tem se apresentado como relevante para o debate social no momento.
A iniciativa do encontro é uma continuidade de conversa iniciada no 9º Congresso GIFE com o debate “O papel do jornalismo em sociedades democráticas”, que visa expandir esse diálogo para novos espaços, para que comunicadores e investidores sociais possam refletir sobre o cenário atual e trocar experiências a respeito dos caminhos que tem se estabelecido.
Sobre o GIFE
O GIFE é uma organização sem fins lucrativos com 129 associados que investem em torno de R$ 3 bilhões por ano na área social. A organização completou 20 anos em 2015 e é referência no Brasil em temas relacionados ao investimento social privado. O principal papel do GIFE é articular organizações privadas que apoiam causas de interesse público e gerar conhecimento sobre o campo. Sua missão é aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do investimento social, definido pelo repasse voluntário de recursos de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Para saber mais sobre o GIFE, assista ao documentário “Em Movimento: 20 anos de Investimento Social no Brasil”. Para conhecer as oito agendas estratégicas, com temáticas que norteiam as atividades da entidade, assista a websérie COMUM.
* Com informações do Gife.