Sociedade

Grupo Mulheres do Brasil promove seminário Diálogos da Educação

Evento acontecerá na próxima segunda-feira, dia 22, das 9h30 às 17h30, no auditório da Unibes Cultural, em São Paulo

O Grupo Mulheres do Brasil organizará na próxima segunda-feira, dia 22, o 1º seminário Diálogos da Educação, que acontecerá no auditório da Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.448), em São Paulo, das 9h30 às 17h30. O evento, realizado em parceria com a Feduc (Faculdade do Educador), reunirá professores e alunos para debater a educação básica no Brasil.

Entre os palestrantes estão Alessandra Ruiz Leite Barbosa, Alexsandro Santos, Anna Helena Altenfelder, Magic Paula, Jéssica Azevedo, Humberto Dantas, Rodnei Pereira, entre outros. “Precisamos discutir a educação pública e incluir nesta discussão alunos, professores e gestores que estão no dia a dia das escolas para tentarmos obter um ensino público de qualidade”, diz Rosemary Hohlenwerger Schettini, fundadora e diretora da Feduc.

Rosemary participará da mesa de abertura, ao lado de Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, que terá como tema “Em defesa da educação pública: uma agenda de transformação social para o Brasil”.

De acordo com Luiza Helena, a ideia do seminário é promover o diálogo engajado, reflexivo e aprofundado sobre a agenda de transformações necessárias à educação brasileira, envolvendo atores que estão engajados e conectados com a defesa da escola pública. “Apesar dos avanços realizados nas últimas décadas, o Brasil possui um passivo histórico de equívocos e inconsistências no que diz respeito à garantia plena do direito à educação. Acumulamos indicadores bastante insatisfatórios de acesso, permanência e qualidade em toda a educação básica, e nossos sistemas educacionais não têm conseguido mitigar os efeitos das enormes desigualdades sociais e econômicas sobre o direito de aprender. Para enfrentar esse histórico e mover com consistência a agenda educacional é necessário um amplo esforço, colaborativo e integrado, de toda a sociedade para discussão dos caminhos passíveis para sua transformação”, afirma Luiza Helena.

Entre os temas a serem debatidos no seminário estão “Políticas públicas e legislação: em busca de novas soluções”, “Primeira infância e seus campos intersetoriais”, “Sujeitos do processo ensino-aprendizagem: vozes e perspectivas” e “A escola pública e seus gestores: o cotidiano da garantia do direito à educação”.

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em outubro de 2013 por 40 mulheres executivas de diferentes setores. Sob a liderança da empresária Luiza Helena Trajano, presidente da organização, almeja ser o maior bloco de mobilização política suprapartidária do Brasil. Entre suas frentes de atuação estão educação, saúde, empreendedorismo feminino, combate à violência contra a mulher e igualdade racial.

Atualmente, o grupo contém mais de quinze mil participantes no Brasil e no exterior. Suas integrantes vêm de diferentes classes, origens e profissões, e lutam por um país mais justo e com igualdade de oportunidades para homens e mulheres. (#Envolverde)