Sociedade

Hey Sampa promove debate sobre patrimônio histórico de São Paulo

Por Redação da Envolverde – 

Na semana que se comemora o dia do patrimônio, a exposição Apagamentos e a Hey Sampa realizam roda de conversa para estimular novos olhares para a região central e manter histórias vivas da cidade de São Paulo.

Discussões sobre a cidade enquanto espaço de memória e encontro. Este é um dos principais destaques da mesa redonda que irá acontecer neste sábado (20), às 16 horas na CAIXA Cultural São Paulo.

Promovido pela exposição “Apagamentos” e pela Hey Sampa serão debatidos o incentivo e necessidade da ativação de espaços públicos do centro da metrópole paulistana, o desenvolvimento urbano sustentável e planejado, mostrando o patrimônio histórico e cultural como elemento fundamental da memória e importância na construção do tecido urbano paulistano.

O bate-papo contará com as participações de Nádia Somekh, presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Conpresp) e diretora do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da cidade de São Paulo, de Fraya Freshe, professora do Departamento de Sociologia da USP e uma das autoras do livro “Militão Augusto de Azevedo”. O livro traz textos que contextualizam a produção de Militão e a relevância de seu trabalho para a preservação da memória da cidade e de Simone Scifoni, professora do Departamento de Geografia da FFLCH/USP e coordenadora da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP).

O debate também contará com as participações do artista da exposição Apagamentos, Thiago Navas e do curador Paulo Gallina.

Navas ressalta que “a modificação do tecido urbano altera o modo de vida das pessoas. Com a velocidade com que essas transformações ocorrem, não é dado tempo às pessoas de absorverem essas mudanças e isso cria um distanciamento entre elas e os lugares em que vivem”. O artista quer levantar essa discussão por meio de sua exposição.

Conhecer e aprender com a cidade e com as pessoas

Hey Sampa é um trabalho de identidade e memória que resgata um olhar apreciativo para cidade em busca de reconhecer o sentimento de pertencimento com o espaço urbano.

Segundo os idealizadores da Hey Sampa, “Entender e valorizar aquilo que vem da nossa história é ter a consciência de querer fazer a diferença para a cidade e para si próprio. A realização desse tipo de debate estabelece vínculos de afeto com a cultura para que cada cidadão paulistano se sinta como parte integrante do desenvolvimento de sua vida com o local onde se vive”.

O debate faz parte de uma série de atividades da exposição Apagamentos que reúne mais de 40 obras sobre a valorização e manutenção do patrimônio histórico paulistano. Com curadoria de Paulo Gallina, a exposição é constituída por desenhos inéditos (série Apagamentos/ Encobrimentos 2015-2016), uma instalação interativa, uma obra no hall da entrada da CAIXA e um painel de fotografias a ser construído junto com o público. A exposição segue até o dia 25 de setembro com entrada gratuita e patrocínio da Caixa Econômica Federal

Serviço:

Agenda Debate Apagamentos – Hey Sampa
Dia 20 de agosto, às 16 horas
Grátis
Local: Caixa Cultural, Praça da Sé, 111
Exposição “Apagamentos”
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)
Visitação: até o dia 25 de setembro (terça-feira a domingo)
Horário: 9h às 19h
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
Produção: Ideza | Camila Schvaitzer
Produção Atividades: Hey Sampa
Patrocínio: Caixa Econômica Federal