Sociedade

História do bairro paulistano Moema é contado em livro

No próximo dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 464 anos de emancipação. A prefeitura em conjunto com a Secretaria de Cultura – Arquivo Histórico Municipal lançarão no aniversário da cidade o último livro da série “História dos Bairros de São Paulo”. Desta vez o destaque é Moema.
Com autoria de Glauco Belmiro Rocha, “Moema” conta um pouco da história deste bairro tão querido pelos paulistanos e contará com evento de lançamento, às 16h, na Livraria Saraiva, do Shopping Ibirapuera.
Durante o evento haverá a distribuição gratuita de 400 exemplares da publicação, além da presença do Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.
Um pouco da vida de Moema – Graças a sua formação e experiência em arquitetura, o autor Glauco Belmiro Rocha apresenta a história deste bairro tão tradicional da cidade de São Paulo pelo lado urbanístico. Nascido e criado nas ruas de Moema, Rocha traça uma linha histórica sobre a região, inicialmente habitada por indígenas, o loteamento do bairro, o período industrial, até as mudanças do perfil do bairro, culminando com o boom da verticalização na década de 90.
“Moema tem uma história extremamente rica, pois pode-se acompanhar toda uma escala evolutiva. Começando com os índios, como primeiros habitantes,as fazendas, o loteamento do bairro, passando pela vinda de grandes fábricas, a parada de bonde, até o surgimento do Shopping Ibirapuera, na década de 70, que foi um grande desenvolvedor e marco na transformação do bairro, que passou a ter um perfil não somente residencial como também comercial”, conta o autor. (#Envolverde)