ODS 16

IFF/FIOCRUZ: 100 anos de referência na saúde pública brasileira

Programação gratuita inclui Abraço Literário e Feira de Artesanato, que ocorrem entre 8 e 12 de abril

IFF/FIOCRUZ: 100 anos de referência na saúde pública brasileira

Em 26 de abril/2024, o Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) completa 100 anos e, para celebrar, preparou uma programação de atividades socioeducativas para usuários e seus familiares, trabalhadores e sociedade, que serão realizadas entre os dias 8 e 12 de abril.

A Feira com artesanato do Projeto Novos Caminhos terá uma lista de atividades programadas pelo Napec (Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais), como brincadeiras, atividades lúdicas, pintura corporal, personagens com balões, atração circense, lanchinho e visita ao Museu Carmen Miranda. As ações acontecerão no dia 9/4, das 9h às 14h, na Av. Rui Barbosa, em frente ao nº 560 – Flamengo/RJ, próximo ao Instituto. A feira ainda permanecerá, entre os dias 8 e 12 de abril, no próprio hospital.

O Abraço Literário visa envolver a comunidade em histórias incríveis, proporcionar conforto e cultivar o amor pelos livros. A ideia é que cada página seja um abraço, uma aventura e uma inspiração para todos. A ação será realizada no dia 10/4, das 9h30 às 11h, na rua em torno do Instituto, localizado na Av. Rui Barbosa, 716 – Flamengo/RJ.

A programação também inclui a exposição “Caminhos do Cuidado”, que retrata mulheres que vivenciaram preocupações com seus filhos ainda na gestação. Os registros fotográficos resgatam os primeiros contatos dessas mulheres com seus filhos. Além do Espaço Carmem Miranda, a exposição estará no hospital durante todo o mês de abril.

As atividades são uma realização do Amigos do Figueira, Napec, Novos Caminhos, IFF, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com gestão Cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Tem patrocínio da ABBOTT, Bayer, E.Tamussino, Sanofi, EDF, PremierPet, Amil, IBMR, Artplan, Grupo Seres, TIVIT, Waiver, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

As iniciativas do Napec e Novos Caminhos fazem parte do programa Amigos do Figueira, rede de solidariedade que apoia iniciativas em prol de crianças e adolescentes com doenças complexas atendidas no Instituto.

“São 100 anos construindo uma história que não teria sentido se não tivéssemos a luta diária enfrentada pelos nossos usuários, que tornam o Instituto uma referência nacional para o SUS. Essa jornada não teria efeito se não fosse a dedicação de nossos profissionais, que constituem esse cenário de amor, acolhimento e afeto. Sigamos juntas e juntos na consolidação de um IFF/Fiocruz maior e melhor em seu centenário!”, afirma o diretor do Instituto, Antônio Meirelles.

Sobre o Programa

O Amigos do Figueira começou o ano de 2024 celebrando um aumento de sua base de doadores em 20%, se comparado a 2022, e uma arrecadação de quase R$ 1 milhão. Para manter todas as atividades de humanização hospitalar realizadas no IFF/Fiocruz, o Escritório de Captação de Recursos da Fundação Oswaldo Cruz (EC/Fiocruz) enfrenta o desafio de estruturar iniciativas que fortaleçam a parceria público-privada.

Em 2023, foi desenhado um programa de captação com Legados, que começa a ser colocada em prática esse ano e será mais uma forma de ampliar a arrecadação de recursos, no qual pessoas físicas poderão destinar bens de heranças ou testamentos para projetos idealizados pela Fiocruz, além de parcerias com o Núcleo de Responsabilidade Social do Flamengo e da WSL Surf.

Para 2024, o planejamento estratégico prevê um programa de parceria com a EC/Brazil Foundation (previsto para o primeiro semestre), a primeira edição do Show à Vida em São Paulo, entre outras ações para aprimoramento e monitoramento dos programas.

Atualmente, o programa atende as iniciativas Volta pra Casa, de apoio a desospitalização; o Napec, responsável por dez atividades educativas e culturais, atendendo cerca de 250 crianças por mês; e o Novos Caminhos, que oferece aulas de artesanato e arteterapia para mães de crianças e adolescentes. Em 2023, foram atendidas 417 mães, mais do que o dobro de atendimentos em 2022 (194 mães), e acompanhantes de pacientes em tratamento. Para as aulas de artesanato, foram 306 atendimentos em 2023, superando os 132 atendimentos de 2022. Um sucesso de público!

A equipe do Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz avalia que o Brasil tem uma oportunidade incrível para ampliar o atendimento de excelência para doenças raras, e isso só é possível com a articulação de novas parcerias público-privadas, visando fortalecer a saúde pública.

Como ajudar o Amigos do Figueira?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode apoiar as atividades do programa. No caso de empresas, basta entrar em contato com o Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz por meio do site captacao.fiocruz.br. Cidadãos que queiram apoiar as iniciativas, podem acessar o site amigosdofigueira.org.br.

“Temos crianças dependentes de oxigênio 24 horas por dia com uma alimentação especial, necessidade de compras de suplementos alimentares e de equipamentos para dar suporte às famílias com pacientes internados ou em processo de desospitalização”, explica a coordenadora do Napec do IFF/Fiocruz, Magdalena Oliveira.

A partir da realidade vivida pelos familiares e pacientes, mulheres, adolescentes e crianças, que necessitam de cuidado permanente com a saúde, as famílias encontram terapia, lazer e geração de renda por meio das atividades propostas pelo projeto Novos Caminhos. “Ao longo do tempo se desenvolveu e hoje oferece um espaço de acolhida, aprendizado, arteterapia e troca de experiências, além de cursos de trabalhos manuais e artesanato. Um novo caminho de possibilidades”, conta uma das coordenadoras do projeto, Sanny Gabeira.

O objetivo principal é promover espaços de cultura e educação, através do lazer e entretenimento, colaborando assim com o desenvolvimento integral da saúde.



Sobre o Instituto:

O IFF/Fiocruz este ano completa 100 anos (em 26/4/24). Fundado em 1924, é uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecida, em 2006, como hospital de ensino pelo Ministério da Educação e, em 2010, como Instituto Nacional pelo Ministério da Saúde.

Foi em 2010, quando o Instituto recebeu a denominação de Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, que passou a assumir a atribuição de órgão auxiliar do Ministério da Saúde (MS) na tarefa de desenvolver, coordenar e avaliar as ações integradas, direcionadas à área da saúde desse público em âmbito nacional.

O Instituto tem como missão promover saúde para mulher, criança e adolescente e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Sua visão é de consolidar-se nacional e internacionalmente como Instituto de referência na produção de conhecimento, gestão participativa e atenção integral para a saúde de seu público-alvo. Tem como valores a Humanização; Foco no Usuário; Gestão Democrática; Valorização do Trabalhador; Transparência; Eficiência e Efetividade; Interdisciplinaridade e Multidisciplinaridade; Inovação; Diversidade; Responsabilidade Social; e Ética.

O IFF/Fiocruz é uma instituição pública que presta assistência de média e alta complexidade nos níveis hospitalar, ambulatorial, domiciliar e realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos com enfoque em ações especializadas na saúde da mulher, da criança e do adolescente. O perfil institucional engloba um vasto processo de interação entre saberes profissionais que, através de uma equipe multiprofissional especializada e qualificada, atua de forma integrada por meio de um modelo de gestão participativa.

O Instituto tem como missão promover saúde para mulher, criança e adolescente e fortalecer o SUS
Serviço:   Feira com artesanato, atividades lúdicas e visita ao Museu Carmen Miranda – dia 9/4, das 9h às 14h, na Av. Rui Barbosa, em frente ao nº 560 – Flamengo/RJ, próximo ao Instituto.   Abraço Literário – dia 10/4, das 9h30 às 11h, na rua em torno do Instituto, localizado na Av. Rui Barbosa, 716 – Flamengo/RJ.   Exposição “Caminhos do Cuidado”, dia 09/04, às 09h às 15h. Espaço Carmem Miranda que fica na Av. Rui Barbosa, sem número, no Flamengo (entorno do hospital do IFF).  A exposição estará no hospital durante todo o mês de abril.