Sociedade

III Congresso Internacional de Cidadania Digital recebe propostas de trabalho

Evento acontece de 21 a 25 de novembro de 2022, em Manaus e Parintins, no formato híbrido

Está aberta até o dia 30 de outubro a submissão de propostas de trabalhos para apresentação no III Congresso Internacional de Cidadania Digital. O encontro será realizado no período entre 21 e 25 de novembro deste ano, em Manaus e Parintins (AM), no formato híbrido, que estimula a produção de resumos expandidos, relatos de experiência, ensaios, artigos científicos e performances artísticas. Interessados podem submeter propostas por meio do site do evento: https://www.even3.com.br/congressodecidadaniadigital/. As inscrições são gratuitas para estudantes de Graduação ou Pós-Graduação e custam R$20 (por tempo determinado) para o público em geral.

Esta edição tem como tema “A comunicação da floresta e a conexão de todas as coisas” e apresenta discussões interdisciplinares, propondo reflexões sobre tendências e características desta nova época da cidadania, marcada pela colaboração das tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas cidadãs no coração da Amazônia. O Congresso é promovido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em parceria com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e com diversas universidades brasileiras.

Os trabalhos devem ser elaborados em Português, Espanhol, Inglês, Francês ou Italiano, por pesquisadores já formados (mestres ou doutores) e/ou em parceria com os seus orientandos de pós-graduação ou graduação. Podem ser submetidos trabalhos em situação institucional de formação de recursos humanos para pesquisa (PIBIC, orientação de monografia, mestrado, doutorado ou pós-doutorado). Para mais informações, os interessados devem observar as regras de submissão na página oficial do evento, como também a programação completa.

A programação do III Congresso Internacional de Cidadania Digital envolve sete mesas coordenadas em que os trabalhos devem ser apresentados segundo a perspectiva de cada eixo temático. São elas: 1) Epistemologias reticulares: o protagonismo dos não-humanos e a comunicação pós-antropocênica; 2) Práticas de cidadania digital para se conectar com a Floresta Amazônica; 3) O local digital das culturas; 4) Net-ativismo, participação e conflitos em redes; 5) Jornalismos possíveis: ecologia de traduções de mundos; 6) Tecnologias imersivas e formação no contexto da Cidadania Digital; e 7) Uma outra universidade possível.

As principais atividades serão transmitidas online – incluindo as mesas coordenadas, abertas à participação remota dos interessados na apresentação de trabalhos científicos – por meio do canal do Centro Internacional de Pesquisa Atopos no YouTube. O III Congresso Internacional de Cidadania Digital é financiado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (PAREV) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

#Envolverde