Pesquisa Online (POnline) realizada com usuários do programa de inclusão digital AcessaSP mostra que houve uma inversão na faixa etária do público que frequenta os postos. Tem aumentado o número de pessoas mais velhas e reduzido o número de jovens.
Em 2011, no auge do programa, os jovens entre 15 e 24 anos de idade representavam 38% dos usuários, percentual que caiu 16 pontos percentuais, para 22% em 2017. O público mais velho, ao contrário, cresceu ano a ano. Em 2011, os usuários na faixa etária de 30 a 49 anos não passavam de 23%, percentual que subiu para 38% em 2017.
A pesquisa registra também aumento na frequência dos usuários acima de 50 anos de idade. Em 2011, apenas 4% dos que frequentavam um posto do AcessaSP estavam na faixa de 50 a 59 anos; em 2017, esse percentual subiu para 12%. Na faixa etária entre 25 e 29 anos, o percentual se manteve em 10%, na média.
A POnline 2017 foi realizada entre o final de novembro e início de dezembro com 2.066 usuários do programa em mais de 500 postos da Capital e do interior. Cerca de 10,5% dos usuários que foram aos postos nos dias da aplicação da pesquisa responderam à enquete.
A mudança do público usuário para uma faixa etária mais adulta indica que os postos do AcessaSP são bastante utilizados para trabalhar ou procurar trabalho. O levantamento mostrou que 60% dos usuários foram a um posto, nos últimos 12 meses, para realizar atividades profissionais. Cerca de 15% dos frequentadores declararam que gostariam de abrir o próprio negócio, mas não sabem como, e 41% estavam sem trabalho e procurando emprego na ocasião. Apenas 16,60% disseram que estavam empregados; outros 12,10% disseram trabalhar por conta, como autônomo. (#Envolverde)
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