Por Instituto Peabiru –
Desde o início de 2022, mais de 2000 crianças e adolescentes que estavam fora da escola foram identificadas e acompanhadas pela estratégia Busca Ativa Escolar no estado do Mato Grosso. Este é o principal resultado no grupo de trabalho criado para buscar soluções no enfrentamento à evasão e ao abandono escolar, por meio do projeto Busca Ativa Escolar.
A iniciativa é desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), em parcerias estratégicas e regime de colaboração com o Instituto Peabiru, Tribunal de Contas (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência social (COEGEMAS), e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CEDCA – MT).
Segundo a oficial de educação e proteção do UNICEF, Nayana Góes, uma das responsáveis por acompanhar a implementação da Busca Ativa Escolar no Estado, a estratégia está sendo muito útil na resposta ao combate à evasão escolar. “Nós viemos de uma situação de exclusão e fracasso escolar que foi agravada pela pandemia e a gente tem a oportunidade, por meio da Busca Ativa Escolar, de apoiar os municípios para que eles avancem no direito à educação de cada menino e de cada menina em Mato Grosso”.
Formações para uso da plataforma e execução da metodologia
A Busca Ativa Escolar é uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica gratuita que auxilia os municípios na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de evasão, abandono ou infrequência escolar. A plataforma possibilita ao Estado e aos municípios disporem de dados concretos para o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas que contribuam para a garantia de meninos e meninas.
Segundo Cláudio Melo, gerente de projetos do Instituto Peabiru, uma das organizações responsáveis por mobilizar os municípios para execução da estratégia, a realização de capacitações fortalece o projeto nos municípios e reflete diretamente no uso da plataforma. “Ao longo de 2022, realizamos 8 capacitações remotas e presenciais para implementação da estratégia e uso da plataforma. Temos 665 profissionais capacitados em 122 municípios do Estado de Mato Grosso. No segundo semestre de 2022, os números cresceram bastante. Saímos de 400 (re)matrículas em agosto para 2.300 em dezembro. Sabemos que cada número desse representa uma criança ou adolescente com seu direito à educação garantido. O sistema ainda ajuda o município a entender o próprio cenário da exclusão escolar”, declara.
Os coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar são profissionais técnicos responsáveis por executar a estratégia no município e que têm amplo acesso à plataforma. Eles foram o principal público-alvo das capacitações. Em Nova Mutum (MT), a coordenadora operacional Márcia Alves, que participou de um dos encontros presenciais realizados em outubro, explica como a experiência proporcionou uma melhor compreensão sobre o sistema. “A capacitação estadual foi importante para ampliar os conhecimentos acerca da estratégia da Busca Ativa Escolar, do uso da plataforma que é um dos grandes desafios observados entre os participantes. Destaco ainda que foi importante também para a troca de experiências vivenciadas em cada município”.
Busca Ativa Escolar no Selo UNICEF
Dos 141 municípios do Estado, 78 também participam do Selo UNICEF. Dentro do Selo UNICEF, cada município tem uma meta de (re)matrículas na Busca Ativa Escolar a ser alcançada. No Estado do Mato Grosso, 21 municípios já alcançaram a meta.
Entre eles está Cuiabá que teve um grande progresso nos últimos meses. Em setembro de 2022, 159 (re)matrículas foram inseridas na plataforma do município. Três meses depois, Cuiabá acumula mais de 900 casos solucionados. Segundo a coordenadora operacional, Cleiry Souza, “garantir os direitos e permanência das nossas crianças e adolescentes do município na escola é a meta e responsabilidade da equipe de Cuiabá”.
Barra do Garças também participa do Selo UNICEF e já alcançou sua meta. O sentimento é de gratidão pelo esforço e reconhecimento do trabalho desenvolvido em 2022, declara a mobilizadora de educação do Selo UNICEF, Andreia Mendonça. “Quando todos trabalham para o mesmo objetivo, grandes vitórias são alcançadas. Agradecemos pelo apoio recebido para a execução da estratégia em nosso município”. (Peabiru/#Envolverde)