Produção “O Futuro se Equilibra” conta com 20 episódios
O Instituto Unibanco e o Porvir lançam o podcast “O Futuro se Equilibra”, que busca discutir a importância da equidade para o avanço da Educação brasileira. Produzido pela Pod Mix e com apresentação de Tatiana Klix, diretora do Porvir, a produção terá 20 episódios que contarão com entrevistas de especialistas em Educação e relatos de histórias de pessoas que vivenciaram os impactos da falta de equidade em sua trajetória escolar.
“Estamos muito orgulhosos de lançar esse podcast em parceria com o Porvir, essa importante plataforma que mapeia e difunde boas práticas educacionais, fundamentais para a garantia da equidade e qualidade na educação pública, ainda mais em um momento tão importante para o ensino no país”, afirma Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco. “Neste sentido, o podcast ‘O Futuro se Equilibra’ é uma ferramenta que vem nos ajudar a fazer frente às imensas desigualdades na Educação brasileira, tão agravadas durante a pandemia”, completou.
O primeiro episódio, que já está disponível, aborda o que é a equidade na Educação. Para discutir o assunto, foram convidados Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco, e Nilma Lino Gomes, ex-ministra de Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, e professora da UFMG. O segundo episódio será divulgado já na semana seguinte, no dia 24 de novembro, com o tema “As interseccionalidades e Educação” e participações de Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, e Bruna Irineu, pesquisadora de Políticas Sociais da UFMT. Os demais episódios vão ao ar a cada duas semanas, sempre às quartas-feiras e, entre os temas já previstos estão: pobreza menstrual, intolerância religiosa e insegurança alimentar, sempre no viés da equidade da Educação.
Para Tatiana Klix, “o podcast ‘O Futuro se Equilibra’ propõe uma conversa que conecta histórias reais com pesquisas sobre equidade na educação. Dessa forma, vai apoiar educadores e gestores a compreenderem como diferentes características das pessoas influenciam sua experiência educacional e como eles podem atuar para garantir os direitos de aprendizagem de todos ”. Para isso, explica, “a partir do terceiro episódio, o podcast terá sempre a participação de um ator narrando a história de uma pessoa que sentiu os efeitos de marcadores como raça, gênero, classe e diversidade”.
Para conferir o perfil do podcast em cada uma das plataformas, acesse:
www.porvir.org/podcast/ofuturoseequilibra
#Envolverde