Regiões de periferia possuem menos oportunidades que os centros urbanos e isso afeta o desempenho econômico das cidades
Um estudo do Ipea (leia a íntegra) avalia como as diferentes condições de acesso a unidades de saúde e educação e oportunidades de emprego contribuem para a desigualdade.
Acessibilidade urbana é facilidade de se chegar até oportunidades de emprego, serviços de saúde e educação, atividades culturais, áreas verdes, etc. O nível de acessibilidade de uma cidade ou bairro depende da eficência e conectividade da rede de transporte, mas também da proximidade entre pessoas e atividades. A promoção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes exige políticas que melhorem a acessibilidade urbana e reduzam as desigualdades de acesso a oportunidades.
O Projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a oportunidades de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial.Todas publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis publicamente a partir deste site. Mais informações sobre o projeto aqui.