A solução irá contribuir para tratar parte das águas poluídas na foz do Riacho do Cavouco de forma natural e orgânica
Em breve, Recife contará com uma nova tecnologia baseada na natureza para colaborar com a despoluição do Riacho do Cavouco: são os Jardins Filtrantes, que estão sendo instalados no Parque do Caiara. A solução irá contribuir para tratar parte das águas poluídas na foz do Riacho do Cavouco, na Iputinga. As equipes estão trabalhando na execução do projeto e, em dezembro, chegaram as primeiras mudas.
A forma mais simples de entender como funciona esse sistema chamado de fito remediação é explicando que algumas plantas dos jardins poderão se alimentar “sugando” efluentes de esgoto, o que permite a filtragem e a purificação da água do Riacho do Cavouco de forma natural, orgânica e sem aditivos químicos. A ação também favorece a ampliação da oxigenação do Rio Capibaribe.
Quando finalizados, os Jardins Filtrantes ocuparão aproximadamente uma área 7.000 m² no trecho onde o riacho corta o Parque do Caiara. A iniciativa está sendo executada pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) a partir do projeto CITinova. O projeto-piloto faz parte do Plano Recife 500 anos, que pretende transformar Recife em uma Cidade- -Parque até 2037, quando a capital pernambucana irá comemorar cinco séculos de história. Atendem, também, a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como os ODSs 13 (Ação contra a mudança global do clima, 14 (Vida na água) e 15 (Vida terrestre).
Projeto CITinova
O CITInova é um projeto multilateral que oferece soluções tecnológicas, metodologias e ferramentas de planejamento urbano para apoiar gestores públicos. Ele é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do
Meio Ambiente (SEMA/GDF).
Já a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), é uma organização social, sem fins lucrativos, que se dedica a apontar estrategicamente o caminho para o futuro desejado pelos recifenses, contribuindo para a redução das desigualdades. Com o CITinova, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações cumpre com seu propósito de transformar o país através da produção de conhecimento, produção de riquezas e contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros. Coloca seus cientistas, técnicos e especialistas à frente de projetos que prezam a inovação e a acessibilidade nas cidades brasileiras.
#Envolverde