Vinte professores abraçam o desafio de levar mais tecnologia para a sala de aula em duas escolas da zona sul da capital.
Por Redação da Envolverde*
Um novo jeito de ensinar e aprender chegou à sala de aula. O projeto Recode em Escolas, do CDI, organização voltada ao empoderamento digital de jovens, foi lançado para mais de mil estudantes das escolas estaduais Pastor Waldemar Rodrigues da Silva e Isaltino de Mello, da zona sul de São Paulo, nesta quarta (31) e quinta-feira (01).
Utilizar a tecnologia como aliada da educação foi a proposta aceita por 20 professores das duas escolas da rede pública. Eles passaram por formações do CDI e darão início ao desenvolvimento de projetos multidisciplinares com a contribuição dos próprios estudantes, levando em conta a realidade e o protagonismo desses jovens.
A parceria, realizada entre a organização e a Diretoria Regional de Ensino Sul 1, aposta na proximidade dos estudantes com as novas tecnologias para melhorar o desempenho e o interesse das turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas atividades escolares. A ação também pretende contribuir para a redução da evasão e o desenvolvimento das habilidades e competências para lidar com desafios da atualidade.
Durante os eventos de lançamento, os alunos passaram por circuitos montados com games e sentiram o gostinho do tipo de novidades que serão incorporadas pelos professores. “A receptividade dos alunos, professores e toda a equipe pedagógica foi excelente. As escolas abraçaram o projeto e todos perceberam que vale a pena inovar”, disse Carla Branco, gerente de Programas do CDI, lembrando que a organização seguirá com um acompanhamento pedagógico permanente a esses educadores.
“A Secretaria de Educação do Estado já dispõe de diversas ações para estimular os professores a se apropriarem de novas tecnologias em sala de aula. Esse projeto vem somar com a proposta da Educação paulista em oferecer aulas mais dinâmicas e atrativas aos alunos da rede”, comenta o dirigente regional de ensino, Sandoval Cavalcante.
Sobre o CDI
O CDI é uma organização social com 21 anos de atuação, voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. A organização atua em parceria com instituições comunitárias, bibliotecas e escolas públicas para formar multiplicadores na metodologia CDI, que replicam seus programas para o público final. Essa grande rede, que promove uma nova consciência para gerar oportunidades aos jovens, está presente em 7 países e 9 estados brasileiros e impactou até hoje mais de 1,68 milhão de vidas. (#Envolverde)
* Com informações do CDI.