Sociedade

Metrô completa 40 anos ajudando a tirar mais de meio milhão de veículos das ruas do Rio de Janeiro diariamente

Redução da emissão de gases de efeito estufa pode chegar a 1,8 tonelada anual por passageiro que utiliza toda a extensão do sistema

Imagine o trânsito do Rio de Janeiro com meio milhão de carros a mais todos os dias. Este é o número que correspondente à proporção de veículos que seriam utilizados para transportar diariamente os cerca de 850 mil passageiros que utilizam o sistema do MetrôRio, empresa do grupo Invepar. Além de congestionamentos, essa frota extra de carros também representaria piora significativa na qualidade do ar.

Nos seus 40 anos, completados neste mês, além de impacto positivo na mobilidade urbana, o MetrôRio também vem contribuindo com a preservação do meio ambiente, pois, além de tirar veículos de passeio da rua, emite cerca de 28 vezes menos gases do efeito estufa em relação a carros de passeio. Cada composição, composta por seis vagões, corresponde, em número de passageiros, a 23 ônibus convencionais, dez do tipo BRT ou 1.200 carros particulares (levando em conta estimativa de ocupação média de 1,5 passageiro por veículo de passeio). Ao todo, o MetrôRio opera com uma frota de 64 composições.

Com a chegada da Linha 4, inaugurada em 2016, mais pessoas foram beneficiadas pela melhoria nos serviços de mobilidade urbana, além da diminuição da poluição sonora e atmosférica. Um exemplo é o do analista de sistemas Elcio Moriaki Miyazaki, que mora em Laranjeiras e trabalha na Barra da Tijuca. Com a Linha 4, ele decidiu trocar o carro pelo metrô para percorrer os 30 quilômetros que separam os bairros. Somente com essa mudança na forma de deslocamento, o analista, além de ganhar tempo, consegue reduzir em aproximadamente 96% a emissão de gases de efeito estufa, o CO2e (equivalente de dióxido de carbono). Para ele, se preocupar com o meio ambiente é pensar no futuro.

“Depois da Linha 4, minha qualidade de vida melhorou muito. Agora, saio mais tarde para o trabalho e chego mais cedo em casa. Voltei a fazer exercícios físicos e tenho mais tempo para ficar com o meu filho. Deixei de desperdiçar mais de uma hora e meia dentro do transporte público e, hoje, só levo 40 minutos”, comenta o analista.

O caso do Elcio é o mesmo de milhares de passageiros que usam o metrô todo dia. Uma pessoa que faz o trajeto Pavuna x Botafogo deixa de emitir, anualmente, mais de 1,1 tonelada de CO2e, o que equivale à quantidade de gases que seis árvores nativas retiram da atmosfera ao longo dos seus 20 primeiros anos. Já quem faz o itinerário Botafogo x Jardim Oceânico deixa de emitir cerca de 685,2kg de CO2e por ano. E no percurso Uruguai x Central, a redução anual é de 236,6kg de CO2e por pessoa, equivalente ao que uma árvore retira da atmosfera no mesmo período.

Transporte limpo

O MetrôRio também incentiva a integração metrô/bicicleta como forma de garantir o bem-estar da população. O sistema possui bicicletários gratuitos em 14 estações, num total de 223 vagas, todas com cadeados, distribuídas entre as estações General Osório, Siqueira Campos, Cantagalo, Catete, Glória, Estácio, Saens Peña, Uruguai, Triagem, Inhaúma, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio e Pavuna. Os bicicletários ficam localizados na parte interna das estações (após as catracas), ou seja, apenas os usuários que vão embarcar têm acesso, o que dá mais segurança a quem utiliza o serviço.

O bicicletário pode ser utilizado no horário de funcionamento do MetrôRio: das 5h à meia-noite, de segunda a sábado, e das 7h às 23h, aos domingos e feriados. O embarque de bicicletas é permitido nos fins de semana e feriados, no último carro de cada trem, sem restrição de horário. Em dias úteis, o usuário pode embarcar com a bicicleta após as 21h, no último carro de cada composição.

Além disso, o MetrôRio fez uma parceria com o sistema Bike Rio (as bicicletas laranjinhas do Itaú), que passa a ser integrado com o cartão Giro. Ao fazer o cadastro no site ou no aplicativo BikeItaú, o cartão Giro poderá ser usado para liberar bicicletas nas estações de forma simples e segura, sem o uso do celular. Os novos usuários do Bike Rio terão, ainda, a primeira mensalidade (Plano Mensal) grátis. Já aqueles que já forem usuários das laranjinhas terão 50% de desconto na próxima mensalidade.

Compromisso Invepar
A Invepar monitora as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todas as empresas controladas do Grupo por meio do sistema eletrônico Climas, desenvolvido pela WayCarbon, e implementa diversas iniciativas de eficiência ambiental em suas operações para reduzir sua pegada de carbono.

(#Envolverde)