Depois de fotografar e criar frases publicitárias, alunos de escolas públicas finalizam “profissionalmente” campanhas de utilidade pública
Em Uberaba, Minas Gerais, o projeto Arte da Imagem – Caminhos do Consumo Consciente promoveu o Dia do Consumo Consciente na Escola Estadual Presidente João Pinheiro, no dia 11 de dezembro.
Na ocasião, professores de fotografia e linguagem publicitária monitoraram virtualmente a produção de campanhas “profissionais” de utilidade pública sobre consumo consciente, produzidas pelos alunos dessa escola. Os estudantes escolheram as imagens e o tema que desejaram tratar, para depois finalizarem a campanha de utilidade pública “profissional”. Os resultados foram surpreendentes, tanto pelo engajamento, como pela capacidade dos alunos de 12 a 14 anos em trabalhar essa forma de expressão. Mais detalhes estão em www.artedaimagem.com.br
A proposta surgiu para provocar os alunos a fazer uma atuação prática pelo consumo consciente, ensinar-lhes técnicas de fotografia para celular, conhecer a lógica da linguagem publicitária com fins de utilidade pública, discutir o significado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dar asas à criatividade. Vários professores foram anteriormente capacitados online sobre a questão do consumo consciente, para que orientassem os alunos nas etapas iniciais desse desafio.
A iniciativa do projeto Arte da Imagem – Caminhos do Consumo Consciente teve o patrocínio da Duratex, realização da Flamingo Comunicação e Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção da Horizonte Educação e Comunicação. (Horizonte Geográfico)