Sociedade

Muito além das “cidades inteligentes” –  um novo olhar sobre as cidades do futuro

Apesar de “cidades inteligentes (smart cities)” ser um conceito relativamente recente, se difundiu rapidamente e interessa cada dia mais às governanças do mundo todo (que incluem esse desafio em seus planejamentos) e às suas populações (que aspiram por cidades que atendam mais do que necessidades básicas). Enquanto muito se planeja, estuda e discute, um modelo inovador, proposto pela UNESCO, que é o órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, chega para agregar valor à construção das cidades do futuro. Para contar ao público brasileiro sobre esse conceito inovador pautado por métricas e aplicações não convencionais, reunindo colaborações de mestres da comunicação acadêmica e mercadológica, o livro MARKETING COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA & INOVAÇÃO nas Cidades MIL um novo olhar sobre as cidades do futuro conta com textos organizados pelos professores do CEACOM da ECA – USP, Mitsuru Yanaze e Felipe Chibás,. O GAPMIL da UNESCO e a Universidade de São Paulo chancelam a obra que será lançada em evento sediado no InovaBra Habitat (SP) com apoio do banco Bradesco, dia 29 de agosto, das 18h às 21h.

De acordo com o estudo The World Population Prospects: The 2017 Revision, a população mundial chegará a 8,6 bilhões até 2030. Seguindo essa escala de aumento populacional a passos largos, crescem os problemas e os desafios a serem solucionados nas cidades. Dentre muitas definições já pensadas e criadas, as Cidades Inteligentes podem caracterizar, principalmente, “uma sociedade interligada por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação”. E o que o conceito Cidades MIL traz de novo? Podemos entender as Cidades MIL como as cidades inteligentes que integram a responsabilidade social e o objetivo do desenvolvimento humano das cidades com as novas tecnologias, a exemplo de blockchain e Inteligência Artificial. Elas integram os principais agentes da sociedade; expertise de universidades, empresas, representantes dos Governos e artistas em prol desses objetivos. A proposta é o desenvolvimento de cidades que não só utilizem as novas tecnologias, mas também, tragam a participação de novos stakeholders, especialmente jovens, de forma ética, sustentável, crítica e criativa, sob o prisma da responsabilidade e considerando o impactos sociais que as ações provocam. Trata-se de ensinar a todos esses atores sociais a ter uma leitura crítica da realidade (seja esta física ou digital) para fazer logo encima dessa leitura propostas criativas para
Este tipo de educação prepara as pessoas e instituições para lidar melhor com a manipulação subsequente os fenómenos conhecidos como fake news (noticias falsas) e as posverdades (acreditar que “minha verdade” é a verdade, dado que essa informação ou verdade é compartilhada pela pessoas da minha bolha ou grupo de relacionamento), que tanto afetam nosso dia a dia.

O peso referencial e o diferencial do livro

Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (no inglês), liderada pela UNESCO, é a Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional. À obra tem autores internacionais de peso como Michael Solomon, Tessa Jolls e Ignacio Aguaded. O primeiro considerado um ícone mundial do marketing e do comportamento do consumidor. E o lançamento trata disso, de escolhas importantes que refletem vários aspectos da vida nas cidades; vai além da bolha tecnológica que permeará por meio de automação todos os processos que permitirem digitalização. Não à toa, o professor Felipe Chibás, que assina o lançamento com seu colega Mitsuru Yanaze, que imprimiu à obra sua visão da era pós-humana, foi convidado a integrar a rede MILID – Rede Universitária Internacional sobre Alfabetização de Mídia e Informação e Diálogo Intercultural e o grupo GAPMIL que desenvolve e aplica o conceito Cidades MIL.Professor Felipe Chibás

Os textos do livro foram divididos em duas partes e são de autoria de renomados pensadores, sendo eles professores, pesquisadores e profissionais de mercado com diversas formações, bases teóricas e práticas, de países como o Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, China, México, Índia, Espanha e Cuba. Os autores são de prestigiadas instituições como o GAPMIL, Toth – CRIARCOM (Criatividade, Inovação, Comunicação e Marketing) e CEACOM da ECA da Universidade de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Facultad Libre de Derecho de Chiapas, Grupo Empresarial Padrão, Empresa Zódio, Universidade Batista de Hong Kong, Universidade de Huelva, Universidad Internacional de Andalucía, University of Liverpool,University of Southampton, Saint Joseph’s University, Hong Kong Baptist University, entre outras. Além do peso do conteúdo referencial nas 410 páginas de informações do livro físico, na plataforma digital associada à obra será possível assistir os vídeos com mensagens dos colaboradores pelo link www.criarcom.com

Evento de lançamento:
O lançamento do Livro MARKETING COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA & INOVAÇÃO nas Cidades MIL, que conta com o patrocinio do Bradesco, acontecerá no dia 29 de agosto, quinta-feira, das 18h30. até 21h, no auditório Inovabra Habitat, em São Paulo. Para quem não puder assistir presencialmente, haverá transmissão ao vivo via web/Facebook (inserir link).

O evento é gratuito e requer inscrição prévia pelo link https://www.eventbrite.com.br/e/lancamento-do-livro-marketing-comunicacao-tecnologia-inovacao-nas-cidades-mil-organizado-por-tickets-59342278352.
Por ser um tema que desperta interesse de pessoas, em geral, (estudantes, colaboradores de corporações e startups, bem como de representantes governamentais e mídias), assim que o evento de lançamento do livro foi inserido na grade Eventbrite para divulgação, as vagas foram preenchidas em quase toda a sua totalidade.

Na ocasião, estarão presentes para realizar duas palestras, os organizadores do texto – professores Mitsuru Yanaze que falará sobre o Marketing do futuro, e Felipe Chibas Ortiz, que abordará as Cidades Mil: espaços póshumanos. Assim como os autores de capítulos. O renomado cartunista Dorinho Bastos, também professor do CEACOM da ECA USP e autor da capa do livro, fará uma exposição de cartoons; tema do capítulo que escreveu e compõe a obra. Haverá mesa de autógrafos e coffee break; reforçando no ambiente a integração da cultura e da tecnologia.

Público participante:

Estima-se a presença de em torno de 140 pessoas, entre colegas dos autores, profissionais de mercado, empresários, consultores, professores e alunos da pós-graduação e graduação universitária, além de atores e representantes do governo e entidades internacionais, como o GAPMIL.

Lançamento: Livro MARKETING COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA & INOVAÇÃO nas Cidades MIL
Onde: InovaBra Habitat – Auditório do 10 andar,
Quando: quinta feira – 29/ 08/ 2019
Horário: das 18h às 21h
Endereço: Avenida Angélica, 2.529 – Bela Vista – São Paulo
Site: https://inovabra.com.br/subhomes/habitat/