Mobilidade urbana, moradia, injustiça social e sustentabilidade estão entre os temas abordados na experiência
O Museu do Amanhã inaugura nesta quinta-feira (5) a exposição temporária Futuros Urbanos, que propõe reflexões acerca do desenvolvimento das cidades. O público terá acesso à experiência lúdica em um vídeo imersivo de aproximadamente sete minutos, que traz à tona temas essenciais para a construção de um mosaico urbano menos desigual baseado no desenvolvimento ambiental, social, econômico e tecnológico.
As projeções acompanharão quatro personagens em suas jornadas pessoais, passando pela comunidade local e municipal, até os impactos na sociedade em geral. Eles serão confrontados com vários cenários possíveis para o futuro urbano, cada um focado em uma cidade. Em quatro paredes, as animações vão retratar transformações em quatro cidades imaginárias: uma sul-americana, asiática, europeia e africana. Inicialmente os personagens transitam por esses ambientes que, quanto mais caóticos ficam, mais incômodos se tornam. Para tentar transformar a realidade, começam a imaginar e desenhar projetos modernos e sustentáveis que poderiam atender melhor às necessidades urbanas e humanas.
“As experiências da narrativa do filme de Futuros Urbanos foram inspiradas em projetos já existentes em cidades espalhadas por todos os continentes. Nosso objetivo é mostrar que essas iniciativas podem estimular a criação de projetos semelhantes em outras cidades, permitindo que todas se tornem espaços de encontro, plurais e que estejam em sintonia com a sustentabilidade”, conta Leonardo Menezes, Diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã.
Entre as questões que norteiam a narrativa da exposição estão os desafios e possíveis soluções que afetam o desenvolvimento dos centros urbanos no que se refere à moradia, mobilidade urbana, injustiça social, saúde e sustentabilidade. Depois de assistir à animação, os visitantes terão acesso a exemplos de medidas inovadoras que já estão sendo implementadas por várias cidades no mundo em diversas áreas.
Para tornar a experiência ainda mais completa, o público poderá brincar e aprender ao mesmo tempo por meio de um jogo que aborda a produção de alimentos e possíveis estratégias para atender, de forma sustentável, a crescente demanda por comida que acompanha o crescimento populacional de uma cidade ao longo dos anos.
Serviço
Exposição Futuros Urbanos
Local: Lounge do Museu do Amanhã
Data: de 5 de agosto de 2021 a 31 de outubro de 2021
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h)
Ingressos: Inteira R$30 e Meia-entrada R$15. Para comprar os ingressos de maneira antecipada, acesse o link. Gratuidades também devem ser retiradas on-line.
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio, é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu já recebeu mais de 4 milhões de visitantes e conta com o Banco Santander como patrocinador máster, a Shell Brasil como mantenedora e uma ampla rede de patrocinadores que inclui IBM, Engie, Globo e Lojas Americanas, além do apoio de B3, EMS, EY, Booking.com, Carrefour e CSN. O Museu foi originalmente concebido pela Fundação Roberto Marinho.
(#Envolverde)