ODS11

“Nasce uma estrela”: remake tem versão bem estrelada por Lady Gaga

Por Leno Silva – 

Para vencer na vida profissional, em qualquer área, é preciso ter talento e oportunidade. No mundo artístico, em especial no cenário musical, acertar essa equação, abrir espaço para construir uma carreira de sucesso, considerando que uma trajetória bem sucedida no show business implica em cativar os diversos segmentos dessa indústria poderosa, ter um anjo da guarda é muito bem-vindo.

“Nasce uma estrela”, refilmagem do drama romântico homônimo produzido em 1937, 1955, e 1974, nessa última versão narra o encontro entre uma talentosa cantora (interpretada por Barbra Streisand) que, por armação do “destino”, é ouvida por um cantor famoso (o galã da época, Kris Kristofferson) que vive uma crise existencial. Ele gosta do que escuta, apaixona-se, e decide dar o empurrão que ela precisa para deslanchar na carreira.

A versão atual, em cartaz nos cinemas, reúne a pop star Lady Gaga, (Ally) em sua primeira incursão na telona, e o bonitão de Hollywood Bradley Cooper (Jackson Maine). A trilha sonora é sensacional, as interpretações de ambos são poderosas e o roteiro tem aquela mistura clássica, que funciona quando bem dosadas: amor, paixão, conflito, angústia, fragilidade e outros sentimentos inerentes aos seres humanos que estão cumprindo as suas jornadas nessa existência.

Para quem aprecia o gênero musical, as canções são muito boas e merecem ser prestigiadas fora da sala escura. Não conheço a trajetória artística da Lady Gaga, mas suponho que algumas pitadas dos caminhos percorridos por ela foram incorporados ao enredo.

Aclamado pelo público por ser um excelente compositor e cantor, Jackson Maine carrega alguns dramas de sua história de vida, que nem o álcool, as drogas, o casamento e o sincero amor por Ally serão capazes de apaziguar. Ela, ao contrário, aproveita ao máximo a oportunidade de ouro que recebeu de Jack e se transforma numa excepcional cantora, que sabe como articular as palavras e os sentimentos com força, emoção e uma voz avassaladora.

Numa cena despretensiosa, Jack diz para Ally que cada um de nós é provido de talentos, e que além identifica-los, devemos fazer bom uso deles, a fim de construirmos a felicidade individual e coletiva. Em outro momento ele dispara com doçura mais ou menos o seguinte: o sucesso é passageiro. Continue firme enquanto for verdadeiro para você; enquanto o seu coração estiver pulsando pelo que você faz. Simples, assim, vale a pena assistir e ouvir. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço:

Nasce uma estrela

Direção: Bradley Cooper

Elenco: Lady Gaga, Bradley Cooper, Sam Elliott, Andrew Dice Clay

Gênero: Drama, Romance

Nacionalidade: EUA

Duração: 2h16 min.

https://www.youtube.com/watch?v=jF2nWaWqVaQ

(#Envolverde)