Competição organizada em conjunto com outras companhias de energia está com inscrições abertas até 21 de outubro
Professores e alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, já podem se inscrever para a segunda edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). A competição é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com a realização das distribuidoras da Neoenergia e outras concessionárias do país, e com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee). O objetivo é levar aos participantes informações sobre os cuidados com a energia elétrica e fomentar os hábitos de consumo consciente. Os interessados devem confirmar a participação até o dia 21 de outubro, neste link: https://onee.org.br/olimpiada.
Para se prepararem para a disputa, os participantes contam com uma formação específica feita por meio de uma plataforma digital. A ferramenta é composta por três módulos voltados para os professores e três módulos para os alunos, que contemplam assuntos como: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.
Já a avaliação acontece em duas etapas, sendo a primeira seguindo o conceito de “gamificação”, com desafios que permitem ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Na segunda etapa, são realizadas as provas. Ao fim, os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores da área de abrangência de cada distribuidora participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.
Para a Neoenergia, o apoio à Olimpíada se conecta ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 7, ação global das Organizações das Nações Unidas (ONU) que visa o fornecimento de energia limpa e acessível. “A conscientização sobre o uso racional de energia elétrica é um dos principais objetivos da Neoenergia e a ONEE é uma grande oportunidade de fazermos com que esses conhecimentos fundamentais cheguem a mais pessoas. Nosso compromisso com a iniciativa é contribuir para que haja cada vez mais consumidores conscientes, que aprendem no presente e, no futuro, poderão ser multiplicadores de boas práticas de uso da energia elétrica e da sustentabilidade”, declara Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia.
Tanto no ano passado, na primeira edição, como em 2022, a Neoenergia Coelba, distribuidora da Neoenergia que atende mais de 6 milhões de clientes na Bahia, foi a responsável por submeter à Aneel o projeto da ONEE. A primeira edição contou com mais de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Para esta segunda etapa, a expectativa é de que o número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios de todas as regiões do país.
Poderão participar os estudantes de todos os estabelecimentos de ensino em que houver pelo menos um professor credenciado.
SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15,9 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.
#Envolverde