As inciativas da organização para este Outubro Rosa incluem um guia de bolso sobre a legislação brasileira no amparo às pacientes, dentre outras ações
O Outubro Rosa do Instituto Avon neste ano terá como objetivo expandir o conhecimento sobre a legislação brasileira no apoio a pacientes com câncer de mama, como a Lei dos 30 Dias (nº 13.896/2019), que define que, em caso de suspeita da doença, exames de diagnóstico devem ser realizados em até 30 dias, e a Lei dos 60 Dias (nº 12.732/12), que garante à pacientes o início do processo terapêutico em até 60 dias a contar da data de confirmação do diagnóstico.
Idealizada pela Wunderman Thompson Brasil, a campanha “Quem tem peito tem direito” contará com ativações digitais informativas sobre o tema, uma carreta de diagnóstico com atendimento gratuito no Largo da Batata em São Paulo (SP), além de levar informação sobre o assunto para mais de um milhão de Representantes da Beleza Avon.
“Aumentar os percentuais de diagnóstico precoce de câncer de mama e contribuir para que o tratamento resolutivo para a doença seja ágil e acessível são objetivos do Instituto Avon. Por isso, este ano, o Outubro Rosa da organização será focado em transmitir conhecimento sobre os direitos das pacientes. As brasileiras estão asseguradas por leis específicas, no entanto, o desconhecimento se traduz, na prática, na renúncia de seus efeitos. Por meio de informações seguras, as mulheres podem buscar os exames diagnósticos e a terapêutica adequada com a celeridade necessária para salvar vidas. Ao capacitar nossa força de vendas, abriremos portas para que mensagens seguras adentrem os lares de muitas outras pessoas em diferentes regiões do Brasil, ampliando a conscientização sobre o assunto e criando redes de apoio”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
“Ter conhecimento sobre as leis que protegem as mulheres é a maneira mais eficiente de tratar questões como, nesse caso, o câncer de mama. Por isso, desenvolvemos uma campanha onde nos aprofundamos a facilitar o entendimento das leis que garantem dar suporte necessário ao mesmo tempo dando apoio e acolhimento às pacientes”, comenta Roberta Harada, Diretora de Criação na Wunderman Thompson Brasil
Para facilitar a disseminação de conhecimento sobre a legislação brasileira responsável por garantir suporte às pacientes, o Instituto Avon lançará um guia de bolso que convida mulheres, familiares, cuidadores e profissionais de saúde a se aprofundarem nas leis que protegem direitos à saúde e assistência em casos de câncer de mama, como exames, tratamento, gratuidade de medicamentos, reconstrução mamária, entre outros.
“Para garantir a detecção precoce do câncer de mama, temos que assegurar que mulheres mantenham seus exames de rotina em dia. No entanto, elas também precisam estar cientes que existem leis que as amparam e que definem prazos a serem seguidos pelo sistema de saúde. O guia de bolso ‘Quem tem peito tem direito’ é um facilitador de informações sobre o assunto, indicado para qualquer pessoa que queira conhecer quais são os direitos das pacientes ao longo de seu processo de tratamento”, conclui Daniela Grelin.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil, entre os anos de 2020, 2021 e 2022. Quando descoberta em estágio inicial, a doença tem mais de 95% de chances de cura.
Conheça o guia de bolso e saiba mais sobre a campanha e sobre a importância do diagnóstico em nossa página ou entre em contato pelo canal Ligue Câncer 0800 773 1666.
Ficha Técnica:
Título: Todo Mundo tem Peito (2021) / Quem tem Peito tem Direito (2022)
Agência: Wunderman Thompson Brasil
Cliente: Instituto Avon
Produto: Outubro Rosa
CCO: Keka Morelle
Direção de Criação: Roberta Harada, Alessandra Pereira
Redator: Layana Leonardo, Ana Succi, Viviane Silvestre
Diretora de Arte: Rafael Ávila, Andréia Lipsky, Ana Peroni, Bárbara Farias
Diretora Executiva de Negócios: Fernanda Ricci
Atendimento: Mariana Franco, Natália Vasconcelos e Caroline Trilha
CSO: Stella Pirani
Mídia: Fabiola Sidorenko, Wesley Almeida, Maria Cervino, Camilla Andrade
Planejamento e Insights: Juliana Meirelles, Lucas Paião e Adriana Cuellar
Contéudo e CM: Mariana Hasselmann, Grazielle Gervasio, Adriana Cuellar, Jennifer Marinho e Maria Luiza Alvim
Influência: Carolina Bertelli e Thais Bellotto
PR: Vivian Zeni, Suellen Ciriaco e Hellen Araújo
Produção RTV: Maisa Delgado, Ana Mello, Carla Rossini e Fernanda Satiro
Aprovação Cliente: Daniela Grelin, Viviane Pepe, Regina Celia Barbosa, Mariana Lorencinho, Giuliana Borges, Marília Santos, Beatriz Accioly e Renata Rodovalho
Produtora: Piloto Cinema e Televisão
Diretor: Rafael Antonelli
Produtora Executiva: Natalia Souza
Assistente de Coordenação Executiva: Diandra Martins e Cecília Bertoche
Atendimento: Regina Knapp, Roberta Frederico, Felipe Lopes e Marília Raffaeli
Coordenador de Pós: Rafael Bozzi
Finalizador: Poliana Pompeo
Ilustradoras: Estela Carregalo, Gabriela Almeida, Adriana Komura
Animação tradicional: Clara Piochi e Gustavo Grotti Campoy
Finalização animação tradicional: Gabriella de Mattos Pimenta
Motion Designer e Composição: Mykael Sobreira, Gabriel Pessali Dal’maso, Filipe Giovanne Campeiro Feitoza, Bernardo Godinho Vaz
Assistente de Motion Designer: Imyra Isipon, Camila Inagaki
Produtora de som: Evil Twin Music
Criação: Andre Faria, Murilo Faria
Produção e finalização: André Namur, Gustavo Boselli, Jimmy Gressler e André d’Avila
Voz: Karen Stephanie
Atendimento/Coordenação: Juliana Tangary e Thais Becker
Sobre o Instituto Avon
O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa de direitos fundamentais das mulheres, por meio de iniciativas nas causas da atenção ao câncer de mama e do enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e também de parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de iniciativas que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Desde a sua fundação em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R$ 180 milhões no país em mais de 400 projetos, beneficiando mais de 5 milhões de mulheres e engajando mais de 120 empresas privadas em suas iniciativas.
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