Sociedade

Observatório lança livro sobre Metrópoles Brasileiras

O INCT Observatório das Metrópoles divulga o livro “Metrópoles brasileiras: síntese da transformação na ordem urbana”, lançado no dia 10 de abril em evento no Rio de Janeiro. A publicação é a última etapa do maior desafio da proposto pela rede de pesquisa: produzir uma análise comparada sobre as transformações urbanas das principais metrópoles do Brasil nos últimos 30 anos. Organizado por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Marcelo Gomes Ribeiro, o livro oferece uma contribuição relevante para a área do Planejamento urbano e Regional ao buscar sintetizar as dinâmicas locais-nacionais de convergência e divergência da ordem urbana das principais metrópoles brasileiras.

“Metrópoles brasileiras: síntese da transformação na ordem urbana” é uma esforço interpretativo, fruto de uma pesquisa comparada com metodologia comum.

Segundo Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Marcelo Gomes Ribeiro, a publicação é o resultado final de uma experiência de pesquisa sui generis no âmbito das ciências sociais, na medida em que resultou da cooperação de vários grupos de pesquisadores compartilhando a mesma problemática teórica e utilizando metodologia comum, “o que permitiu a comparação controlada, fundada em sistemáticas monografias locais que exploram sob o mesmo prisma teórico-metodológico hipóteses de análise”.

Pode-se dizer que o livro é o último volume da Coleção “Metrópoles: transformações na ordem urbana”, que resultou em 14 livros e 169 capítulos, produzidos por cerca de 270 autores das mais variadas áreas do saber analisando temas como organização social do território, demografia, rede urbana, dinâmicas de metropolização, moradia, mobilidade urbana, governança metropolitana, bem-estar urbano, entre outros.

Nesse sentido, a Rede INCT Observatório das Metrópoles oferece por meio dessa publicação todo o acúmulo de conhecimento sobre o tema urbano-metropolitano; como também o seu acúmulo relativo à pesquisa comparada, ao desenvolvimento de metodologias para olhar para o territórios, para a estrutura social, entre outras questões.(#Envolverde)