A troca de estratégias e práticas de inovação social em políticas públicas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi o tema central de seminário realizado esta semana em Brasília (DF) com apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O coordenador-residente da ONU e representante do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic, participou da abertura do evento, onde foram apresentados desafios de governança e sua relação com os ODS.
O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), destacou a importância de um planejamento estratégico eficiente para melhorar a governança do país e direcionar as atividades para cumprir os objetivos globais até 2030. Para ele, é necessário monitorar as ações do governo para compreender os desafios de um desenvolvimento sustentável.
O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, ressaltou, por sua vez, a necessidade de propostas e ideias que possam se transformar em ações e auxiliem no desenvolvimento de boas práticas governamentais.
A palestra de abertura, “Estratégias e Práticas de Inovação Social”, foi feita pelo especialista sênior em Ciência e Tecnologia na Divisão de Competitividade e Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Carlos Guaipatín.
O evento foi dividido em três painéis, com os temas “Contextualizando a Inovação no Mundo e no Brasil”, “Tendências Globais da Inovação Social” e “Tendências Nacionais da Inovação Social”.
Além disso, houve três mesas redondas para debater casos de Inovação Social nas Politicas Sociais, Inovação Social para Educação de Qualidade, Trabalho Decente e Crescimento Econômico Inclusivo e Inovação Social e Desenvolvimento Territoriais.
Nos dois dias de seminário, especialistas apresentaram casos relevantes de inovação social e tendências globais e nacionais.
Luciana Aguilar, gerente de parcerias para o setor privado do PNUD, participou do painel “Tendências globais da inovação social”; e a oficial para territorialização dos ODS no PNUD, Ieva Lazareviciute, falou sobre a experiência da agência da ONU no apoio à implementação dos ODS em estados e municípios brasileiros.
O projeto Bem Diverso, do PNUD em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), também teve estande no local do evento. Fonte ONUBr (#Envolverde)