Sociedade

Oficina de fitoterapia ensina a usar 20 plantas medicinais

Uma das formas de medicina alternativa será apresentada na Oficina de Fitoterapia, que acontece no dia 14 de abril, das 9h às 17h, na rua Primeiro de Janeiro, 53, em São Paulo.
A ideia é que os pais aprendam a tratar de maneira natural e eficaz doenças típicas da infância como otite (e outras ites), cólica, febre, tosse, dor de garganta, entre outras. “Aprender este conhecimento nos possibilita ser menos dependentes dos remédios alopáticos com seus efeitos colaterais”, afirma. Para isso, Jimile vai apresentar cerca de 20 tipos de plantas facilmente encontradas – e como usá-las em diversas formas como compressas, chás, xaropes, tinturas, pomadas, inalações e escalda pé. Haverá aula prática para preparar os remédios. “A fitoterapia traz um conhecimento valioso que vai facilitar a vida de muitos pais e mães”, afirma Jimile, que adota abordagens que seguem os princípios das medicinas antroposófica, ayurvédica, chinesa e macrobiótica.
É importante ressaltar que a oficina não substitui o tratamento médico. “Mas é uma oportunidade para empoderar mães, pais e cuidadores a aprenderem a ‘ler’ quando uma criança não está bem física e emocionalmente e oferecer o tratamentos caseiros de maneira natural, segura e eficaz”.
Entre as informações que os pais vão aprender na oficina estão:
– Apresentação aos princípios da fitoterapia
– Remédios caseiros para os principais sistemas do corpo (respiratório, urinário, endócrino, digestivo, entre outros)
– Como usar 20 tipos de plantas medicinais
– Diagnóstico diferencial de algumas doenças típicas da infância
– Os remédios para os tipos de tosse, gripe e febre
– Como preparar os remédios
O curso custa R$ 285. É preciso se inscrever antecipadamente pelo email [email protected] (#Envolverde)