Por Laura Gelbert, da Rádio ONU –
Em mensagem sobre a data, celebrada nesta sexta-feira, secretário-geral afirmou que o objetivo do desenvolvimento sustentável é aumentar a qualidade de vida para todas as pessoas sem aumentar a degradação ambiental nem comprometer recursos para futuras gerações.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira, 5 de junho. O tema da data este ano é: “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado”.
O secretário-geral da ONU afirmou que o objetivo do desenvolvimento sustentável é aumentar a qualidade de vida para todas as pessoas sem aumentar a degradação ambiental nem comprometer os recursos necessários para futuras gerações.
Padrões de Consumo
Para Ban Ki-moon, é possível fazer isso desperdiçando menos comida e mudando padrões de consumo em direção a produtos que usem menos energia, água e outros recursos.
Para o biólogo e mestre em ecologia, Mário Moscatelli, “essa mudança de hábitos de consumo, “além de proteger o meio ambiente, é uma questão de sobrevivência da civilização”.
Do Rio de Janeiro, em entrevista à Rádio ONU, ele disse que o Dia Mundial do Meio Ambiente é um “momento de reflexão”.
“Muito se fala, de boas intenções o mundo está cheio, no Brasil também não é diferente, mas efetivamente a relação predatória do homem com os recursos naturais, ela continua imperando nessa relação, eu diria, quase que suicida de tirar muito mais do que o planeta tem a nos dar”.
Clima
O biólogo também falou sobre expectativas para um acordo sobre o clima esperado para dezembro.
Moscatelli disse que o “meio ambiente não é um passivo, mas um ativo econômico e associado com a qualidade de vida e à saude da população”.
O secretário-geral Ban Ki-moon pediu que neste ano de transformação, onde esperam-se grandes avanços em desenvolvimento sustentável e mudança climática, que o Dia Mundial do Meio Ambiente seja celebrado com as pessoas se tornando mais conscientes de seu impacto ecológico.
O chefe da ONU pediu ainda que todos pensem nas consequências ambientais de suas escolhas e sejam melhores gestores do planeta. (Rádio ONU/ #Envolverde)
* Publicado originalmente pela Rádio ONU.