Países que aprovaram a resolução da Assembleia Geral da ONU sobre a Década de Ação pela Nutrição – lembrada de 2016 a 2025 – podem consultar um programa de trabalho com recomendações sobre metas globais de combate à fome e à má nutrição. Publicação foi elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo do documento é levar países a traduzir compromissos assumidos junto à ONU – como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as metas aprovadas pela II Conferência Internacional de Nutrição (CIN-2) – em iniciativas concretas. Outro ponto central da publicação é a recomendação de que países adotem, para o prazo da Década, os chamados objetivos SMART — sigla em inglês para “específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo”. Em maio, o Brasil se tornou o primeiro Estado-membro a definir que metas almeja alcançar no marco do decênio. O País se comprometeu a deter o crescimento da obesidade entre adultos, reduzir o consumo regular de bebidas adoçadas com açúcar em pelo menos 30% no mesmo grupo etário e ampliar, em no mínimo 17,8%, a proporção de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente. O prazo para o cumprimento dos objetivos é mais curto – 2019. Acesse o documento clicando aqui: http://www.who.int/entity/nutrition/decade-of-action/workprogramme-doa2016to2025-en.pdf?ua=1 .(Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Política Pública Sociedade
Sociedade
ONU lança programa para orientar países a cumprir metas de nutrição
ODS 16
É urgente um Fundo Global para a Comunicação Social e o Jornalismo
Tem havido uma série de propostas para sustentar o jornalismo em todo o mundo, desde incentivos fiscais e subsídios à ideia de alocar 1% do produto interno bruto dos países para um aumento dramático na ajuda oficial ao desenvolvimento (APD) para o jornalismo independente. no Sul global. O debate tem sido intenso e com razão.
ODS 16
O império contra-ataca
Final de semana pesado para quem acompanha a política global. A volta de Trump, uma chance para a paz em Gaza e o fim das iniciativas de combate à desigualdade e às mentiras.
ODS 16
Cresce a preocupação dos jovens com meio ambiente no Brasil
Jovens de diversas classes sociais, religiões e raças se ressentem cada vez mais dos problemas ambientais, que afetam sobretudo mulheres e jovens do Centro-Oeste e do Sul.
ODS 1
Brasil reduz número de crianças e jovens abaixo da linha da pobreza
Os dados são do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil – 2017 a 2023, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta quinta-feira (16).
ODS 16
As plataformas e a geopolítica da extrema direita
Para atrair e prender a atenção das maiorias, as redes sociais online estimulam o sensacionalismo
ODS 3
Nascem mais prematuros no Brasil do que a média global
Os famosos "nove meses" de gravidez, na verdade, simplificam uma conta muito mais complexa: a gestação humana leva em torno de 40 semanas, mas é considerada "a termo", ou seja, dentro do tempo adequado, de 37 até 42. No entanto, em 2023, quase 12% dos nascimentos no Brasil aconteceram antes desse marco, totalizando cerca de 300 mil bebês prematuros, com riscos menores ou maiores de problemas de saúde, dependendo do tempo que passaram na barriga da gestante.