Sociedade

Pacto Global da ONU no Brasil alerta para a importância de ouvir a juventude e lança vídeo com seus conselheiros da nova geração

Conselho Jovem do instituto é formado por ativistas influenciadores, que são porta-vozes em eventos, redes sociais e levam suas pautas em reuniões trimestrais 

Após pouco mais de um ano do lançamento do Conselho Jovem e em alusão ao dia da Juventude, comemorado em 12 de agosto, o Pacto Global da ONU no Brasil segue na ampliação da escuta e da participação dos conselheiros jovens em eventos, redes sociais e reuniões para endereçar e acelerar, dentro das empresas, ações de acordo com a Agenda 2030, seguindo as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os Movimentos da estratégia Ambição 2030 e outras pautas relevantes para a sociedade, como crise climática e direitos humanos. Para comemorar essa parceria, o Pacto Global lança hoje um vídeo, com a participação de seus conselheiros Amanda Costa, Beta Boechat, Deives Picáz, Ivan Baron, Monique Evelle, Paloma Costa, Raull Santiago e Walelasoetxeige Suruí (Txai Suruí).

Assista

Cada um deles é uma voz ativa em temas urgentes como mudanças climáticas, proteção do meio ambiente, equidade de gênero, antirracismo, direitos dos povos originários e a não discriminação e inclusão de pessoas com deficiência e LGBTQIAP+.

“Sempre falamos, aqui no Pacto Global da ONU no Brasil, sobre a importância de agir agora para garantir o futuro do planeta. O Conselho Jovem é a personificação desta fala. Afinal, não há futuro sem a juventude. Não há futuro para o planeta em uma sociedade que não escute e não abra espaço para os mais jovens. As novas gerações estão cobrando atitudes responsáveis com relação à crise climática, pautas sociais e de governança. As empresas precisam ouvir essas vozes para não pôr em risco sua própria sustentabilidade”, explica Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

O vídeo, produzido pela Surreal Hotel Arts para o Pacto Global da ONU no Brasil, traz uma pegada urbana ao misturar falas de urgência dos oito conselheiros com versos dos slammers Mel Duarte, Evolutio e Wera MC. Cada slam foi produzido pelos MCs e permeiam as temáticas do Pacto Global da ONU no Brasil. A direção é de Ivi Robberg.

“Pessoas jovens, principalmente as de grupos minorizados de diversas regiões do país, são muito afetadas pelas mudanças climáticas e as desigualdades. E é importante dar voz a eles. O vídeo traz as perspectivas deles, que se relacionam com as questões que trabalhamos no Pacto Global. No fim, o vídeo traz uma mensagem positiva de que é possível incluir estas perspectivas no setor empresarial e garantir um futuro melhor para o planeta”, conta Ana Urquiza, Gerente de Marketing do Pacto Global da ONU no Brasil.

Desde a implementação do Conselho Jovem, os participantes, como porta-vozes da rede brasileira do Pacto Global, já estiveram em diversos eventos que fizeram suas ações chegarem mais longe, como UNGA 2022 (Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York); COP27, no Egito; Fórum Ambição 2030, em São Paulo; SXSW, em Austin, Texas, nos Estados Unidos; Rio2C, no Rio de Janeiro; e no lançamento do IPO da Terr4, campanha do Pacto Global premiada no Festival de Cannes, cujo lançamento foi na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em abril deste ano, em São Paulo.

Os conselheiros jovens também atuam nas redes sociais em parceria com o Pacto Global da ONU no Brasil. Os primeiros posts trazem Beta Boechat falando sobre transfobia e gordofobia. Amanda Costa, que também é conselheira do Movimento +Água, falou sobre a importância da juventude.

FICHA TÉCNICA:

Pacto Global da ONU no Brasil
Ana Urquiza
Núbia Mendes
Otávio Toledo

Conselho Jovem Pacto Global da ONU no Brasil 2022
Amanda Costa
Beta Boechat
Deives Pícaz
Ivan Baron
Monique Evelle
Paloma Costa
Raull Santiago
Txai Surui

Produtora: Surreal Hotel Arts
Direção: Ivi Borges
COO: Chris Chacon

Produção executiva: Mariana Ricciardi Milena Trindade
Coordenação Executiva: Mylena Mandolesi e Lu Martins
Gerente Executiva: Marina Torres
Desenvolvimento Criativo: Sol Òmigra, Alex Ushoa e Vitório Isabela

Direção de Fotografia e Câmera: Anderson Capuano
Direção de Produção: Mylena Mandolesi
Produtora: Alessandra Moreno
Assistente de Câmera: Chico Bento
Técnico de Som: Thiago Leitão

Head de Pós-produção: Bruno Melo
Assistente de Coordenação Pós-produção: Cinthia de Vette
Finalizador: Marcos Camurati
Assistente de Finalização: Leandro Ferreira
Montagem: Raimo Beneditti e Lucas Piloto (Estúdio B.) Nina Serna (Olho de Coruja)

Casa de pós-produção: Warriors VFX
Produção Executiva: Adriano Costa
Produção de Efeitos: Elton Felix
Supervisão de Efeitos: Daniel Soci
Correção de Cor: Caio Deziderio
Supervisão de Criação: Filipe Ferrarezi
Designer de Animação: Nilson Venâncio e Claudio Garcia

Trilha e mix final: Loud+

Slammers
Mel Duarte
Evolutio
Wera MC

Banco de Imagens
Pexels
Pond5

Agradecimentos
Sabrina Lopes e Serena

Sobre o Pacto Global da ONU 

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website.

(Envolverde)