Sociedade

Peça de teatro provoca discussão sobre meio ambiente em escolas de MG

Com organização da Cia. Candongas, o “Circuito Copasa de Meio Ambiente” circulará com a fábula infantil por escolas públicas mineiras em dois turnos a partir da próxima segunda-feira, começando por Timóteo, no Vale do Aço

Na próxima segunda-feira (28), o espetáculo “O Monstro do Lixo”, organizado e produzido pela Cia. Candongas e patrocinado pela Copasa, circulará por sete cidades mineiras e visitará nove escolas públicas, municipais e estaduais, do Vale do Aço e Região Sudoeste. Serão 18 apresentações ao todo, começando por Timóteo e passando também por Coronel Fabriciano, Caratinga, Guaranésia, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas e Cássia.

Com o intuito de alcançar o maior número de crianças possível, a fábula infantojuvenil será apresentada duas vezes em cada instituição, contemplando os turnos da manhã e da tarde.
“’O Monstro do Lixo’ foi inspirado em festas e folguedos populares de Minas Gerais e com linguagem poética, ludicidade e músicas animadas, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a forma que cuidamos do nosso meio ambiente, tratamos o nosso lixo e nos preocupamos com a manutenção da vida em nosso planeta. O foco é o consumo e a produção desenfreada de rejeitos”, afirma a organização do espetáculo.

Na história, Guarda Mor e Bastião são marujos que narram o sofrimento da Mãe Terra quando as matas são devastadas, os bichos fogem e os rios morrem. A Mãe Terra alerta que todo o seu sofrimento vem dos rejeitos do Monstro do Lixo — grande serpente inspirada em dragões chineses e confeccionada com materiais reciclados. À medida que a narrativa se desenvolve, os marujos percebem que o Monstro não é o causador do sofrimento da Mãe Terra. Os grandes vilões da história são a compra e a produção desordenada, o desperdício e falta de reciclagem e reutilização do lixo.

“O Monstro do Lixo” tem direção e dramaturgia de Guilherme Théo e produção de Juliana Ribas. O elenco é composto por Cláudia Henrique, Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi. Ainda, todos os adereços e figurinos, bem como os instrumentos musicais utilizados na peça são confeccionados com materiais reciclados e/ou reutilizados e são assinados pelo artista plástico, Adriano Borges da Cruz.

A turnê “O monstro do lixo” conta com o patrocínio da Copasa, que abraçou a causa por meio dos projetos e processos de educação ambiental da empresa, seguindo sua premissa de sensibilizar e conscientizar as pessoas a respeito da importância da água para a vida. “Buscamos sistematicamente contribuir para a formação de cidadãos aptos à ação proativa, bem como a identificação e solução de problemas socioambientais do cotidiano.”

“Justamente por isso, e acreditar em trazer o que há de melhor, nós, por meio de projetos, procuramos estar sempre atentos e preparados, seja cuidando da água ou estimulando e patrocinando a cultura e a identidade da alma mineira. Assim, é com grande alegria e orgulho que patrocinamos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Cia Candongas e mais essa turnê incrível”, afirma a Copasa.

Confira a programação completa:

Circuito Vale do Aço:

Timóteo (28 e 29 de março)
Escola Municipal Maria Aparecida Martins Prado, localizada na avenida Pinheiro, 2001 — Alphaville, e Escola Municipal de Timóteo, localizada na rua Rio São Francisco, 140 — Alvorada.

Coronel Fabriciano (30 e 31 de março):
Escola Municipal Maria das Graças Ferreira, localizada na rua Áustria, 692 – Corrego Alto, e Escola Municipal Otávio Cupertino dos Reis, localizada na rua Padre Camilo Didone, Bairro – Jardim Primavera

Caratinga (1 de abril):
Ginásio Dário da Anunciação Grossi, localizado na avenida Moacyr de Matos, 49 — Centro

Circuito Sudoeste de Minas:

Guaranésia (25 de abril):
Escola Municipal Olavo Vilas Boas, localizada na rua Bartolomeu Lauria, 60.

São Sebastião do Paraíso (26 de abril):
Escola Municipal Ibrantina Amaral, localizada na rua Antônio Ananias, 690.

Itaú de Minas (27 de abril):
Escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavicchioli, localizada na rua José Taliberti Sobrinho, 401.

Cássia (28 de abril):
Escola Municipal Allan Kardec, localizada na rua Silene Farah, 22.

A ação será realizada no âmbito da Lei Federal de Incentivo à Cultura celebrado entre a Companhia Candongas e Outras Firulas e a União, por intermédio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Secretaria da Economia Criativa. Além disso, conta com o patrocínio do Governo Federal e da Copasa e o apoio do Governo de Minas Gerais, Pessoa Comunicação, Café Pingado e Lab Front.

Serviço:

Turnê “O Monstro do Lixo”
Local: Timóteo, Coronel Fabriciano, Caratinga, Guaranésia, São Sebastião, Itaú de Minas e Cássia
Data: De 28 de março a 28 de abril
Organização: Cia. Candongas
Patrocínio: Copasa

#Envolverde