Sociedade

Pela primeira vez, startup com foco na melhoria da educação pública consta em ranking das empresas mais amadas

Mira Educação está entre as 15 primeiras colocadas na pequisa realizada pela plataforma Love Mondays

A Love Mondays (www.lovemondays.com.br), plataforma em que os profissionais avaliam as empresas onde trabalham, divulga a quarta edição do ranking Empresas Mais Amadas. Esta é a primeira vez que uma empresa voltada para criação de ferramentas para a educação pública do país conquista um lugar no ranking. Na categoria startups e PMEs, menos de 500 funcionários, – a Mira Educação está no 14º lugar. A lista, ao contrário de outros rankings do mercado, é feita com base nas avaliações postadas pelos próprios funcionários de maneira espontânea e confidencial na plataforma. As empresas não precisam se cadastrar para serem consideradas no ranking.

Criada em 2016, a Mira Educação é uma startup que tem como missão apoiar o combate à evasão e a melhoria da proficiência dos alunos das escolas públicas. A empresa cria tecnologias educacionais gratuitas para dar mais transparência e eficiência aos processos de aprendizagem e gestão escolar, empoderando gestores públicos e a comunidade escolar com soluções tecnológicas confiáveis e informações precisas. Atualmente a empresa conta com 57 ”miranautas” – funcionários e colaboradores que atuam para atingir esta missão.

A equipe é formada por profissionais altamente qualificados (25% do time tem especialização, MBA, mestrado ou doutorado), com perfis diversos e, ao mesmo, tempo complementares. São um seleto grupo de professores, engenheiros, advogados, comunicadores, acadêmicos e artistas que compartilham de uma mesma paixão: a educação. Todos colocam a mão na massa para desenvolver soluções criativas e inovadoras e apoiar os usuários na mudança da educação brasileira. “A Mira é o time que a compõe. É a responsabilização, mérito e senso de missão de todas essas pessoas que nos levará ainda mais longe. Sou muito feliz e sortudo por trabalhar com essa equipe”, afirma Rangel Barbosa, CEO da startup.

A startup desenvolveu o aplicativo Mira Aula, que não demanda acesso à internet via Wi-Fi ou 3G para o funcionamento em sala de aula. Também não há consumo do pacote de dados dos professores. O app, que contém um diário de classe, garante mais transparência, eficiência e economia no processo de gestão e aprendizagem das escolas públicas. Com apenas alguns toques no Mira Aula, o docente passa a registrar informações sobre a presença ou a ausência do aluno. As mensagens informando as faltas são enviadas via SMS para os pais ou responsáveis automaticamente. Elogios e pontos a melhorar sobre os estudantes também podem ser registrados pelo professor e enviados uma vez por semana para a família.

Além da frequência e do comportamento dos alunos, o professor também lança no diário de classe digital o conteúdo da aula e notas das suas avaliações.  As informações também são encaminhadas para a Secretaria Municipal ou Estadual por meio de relatórios, elaborados com inteligência de dados.

A tecnologia da Mira oferece ainda suporte à aplicação de avaliações diagnósticas, que inclui, por exemplo, adaptação à matriz curricular, simulados no formato da prova do Saeb e aplicativo para correção instantânea, além de relatórios de inteligência de dados com indicadores de acompanhamento. As Secretarias de Educação compartilham com a startup apenas informações necessárias para que a implementação aconteça da melhor forma para as escolas e professores. As tecnologias são oferecidas gratuitamente para as escolas públicas e funcionam de modo independente do tamanho da rede e das condições de infraestrutura local.

Mira Educação em números*

* referentes ao ano de 2018

  • 36 redes em 14 estados nas 5 regiões do Brasil
  • 2,3 milhões de alunos atendidos
  • 140 mil professores atendidos em 5.500 escolas
  • 85% de retenção no uso do diário de classe digital
  • 12,5 é a quantidade de vezes por semana que um professor usa o app
  • 7 milhões faltas comunicadas para os responsáveis
  • 470 mil elogios e pontos a melhorar registrados no aplicativo
  • 500 mil avaliações corrigidas

 

Sobre a metodologia do ranking

O ranking é feito com base na nota de satisfação geral dos funcionários e ex-funcionários que postaram avaliações sobre a empresa no Love Mondays entre 1 de janeiro a 30 de novembro de 2018. As 50 empresas e as 30 PMEs com as notas mais altas neste quesito são as que aparecem no ranking. Para chegar aos ambientes de trabalho mais amados, considera-se a nota média de

satisfação geral atribuída pelos usuários do Love Mondays. As notas vão de 1 a 5, sendo 1 muito insatisfeito e 5 muito satisfeito. Neste ano, foram consideradas mais de 153 mil avaliações.

Sobre Love Mondays

Love Mondays ( www.lovemondays.com.br ), marca do Glassdoor na América Latina, é uma plataforma em que profissionais avaliam as empresas onde trabalham. Líder no Brasil, o site ajuda profissionais a tomarem melhores decisões de carreira e empresas a recrutarem e manterem seus talentos.

São mais de 1,9 milhão de avaliações de ambientes de trabalho, processos seletivos e benefícios para 170 mil empresas. Todas as informações são postadas de forma confidencial por nossa comunidade de usuários e acessadas por mais de 4 milhões de pessoas ao mês. Foi fundada no Brasil em 2013 e lançada no México e na Argentina no início de 2017.

(#Envolverde)