O levantamento, produzido com o objetivo de fortalecer e projetar o futuro da filantropia no Brasil, apresenta seis perspectivas. Entre os temas discutidos, as situações emergenciais continuam como um ponto de atenção pelo terceiro ano. A saúde mental também aparece como mais uma das prioridades, a partir da compreensão de que, quando o bem-estar mental está comprometido, isso também impacta o engajamento da sociedade civil em causas sociais. A temática de Diversidade & Inclusão é outra que surge no relatório em meio a controvérsias e ao aparente esfriamento dessa pauta no universo corporativo.
O conceito de desenvolvimento institucional das OSCs, como meio para garantir a perenidade dos impactos de projetos filantrópicos, é outro ponto abordado no relatório. Nesse contexto, são destacadas diversas frentes interligadas que possibilitam às OSCs se adaptarem e prosperarem. Além disso, o envolvimento de voluntários nas estruturas de governança das OSCs tem se consolidado como uma tendência crescente no setor e, cada vez mais, o papel do voluntário deixa de ser encarado como uma ação pontual e passa a integrar de forma estruturada as práticas de governança e gestão das organizações.
Por fim, o relatório destaca a atuação de ações de ISP de pequenas e médias empresas, desmistificando a lógica de que esse tipo de investimento é só para grandes corporações.
“Chegamos a mais um ano encarando de frente a urgência dos desafios e a complexidade das soluções. A sociedade está fragmentada, e muitos se sentem distantes da possibilidade de contribuir para a mudança. É justamente em momentos como esses que a filantropia se mostra ainda mais necessária, sendo um espaço de resistência, inovação e, acima de tudo, de esperança em ação. Este projeto é um convite para essa ação”, explica Paula Fabiani, CEO do IDIS.
O perspectivas para a Filantropia no Brasil 2025 está disponível para download gratuito no site do IDIS.
Sobre o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social- foi fundado em 1999, e é uma organização social independente. É a primeira organização a apoiar estrategicamente os investidores sociais no Brasil. Seu objetivo é inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, promovendo ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Tem a sua atuação apoiada na geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia e da cultura de doação.