Especial traz a atuação de empresas ajudando no combate à pandemia; reportagens dos Estados Unidos, Alemanha e China, e, como sempre haverá beleza e esperança, em uma metáfora sobre as borboletas
Plurale Especial – Edição 70 traz as ações de empresas e Institutos – como Bradesco, Coca-Cola, Grupo Accor, Grupo Boticário, Instituto Claro, McDonald`s Brasil e Veracel – que estão ajudando a combater a pandemia, em parceria com o poder público e com ONGs. O novo normal também alterou a forma de consumir cultura, como mostra a repórter Maurette Brandt. A força da pesquisa e da Ciência é tema de reportagem de Nícia Ribas. Também entrevistas dos parceiros da IHU On-Line trazem a relação entre o coronavírus e o aquecimento global, assim como a ameaça para povos indígenas na Amazônia.
De Nova Iorque, um dos epicentros desta crise, Viviane Faver conta a iniciativa de fotógrafos para relatar em arte o impacto da pandemia. De Hamburgo, Elisabeth Reuter Catappan traz o relato de como está o processo de começo da volta ao novo normal. Hélio Rocha, que voltou da China no fim de 2019, onde fez um intercâmbio, relata como tem sido o impacto da pandemia por lá e o conflito com os EUA.
Luciana Tancredo, que migrou da cidade grande para o interior, apresenta um ensaio sobre o Brejal, joia encravada no alto da Serra de Petrópolis. Paula Martinelli conta como foi sua viagem, em 2019, à Islândia – terra do fogo e do gelo. Confira os artigos inéditos de Carlos Eduardo Frickmann Young e Maira Luiza Spanholi; Flávio Seixas e Henrique Luz, e ainda a coluna Cinema Verde, por Isabel Capaverde e Pelas empresas, por Felipe Araripe. Como parte da ação da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) – #essaboiadanãovaipassar – arte do designer Amaro Júnior encerra a Edição assegurando que “o jornalismo ambiental nunca esteve tão atento e unido”.
“Em 35 anos de profissão, esta foi, sem dúvida, a edição mais difícil. Na virada de 2019 para 2020, projetamos um especial pela efeméride do número 70 de Plurale em revista. Jamais poderíamos esperar a pandemia global. O cenário ainda é de incertezas, mas está claro que o caminho é o das parcerias. Vai passar! E seguiremos juntos nesta jornada sustentável pelo novo normal.”, disse Sônia Araripe, Editora de Plurale. Ela contou ainda sobre a matéria de capa. “No fechamento desta edição, soubemos do falecimento do pantaneiro João do Borboletário, do Hotel SESC Pantanal, em Poconé, Mato Grosso, entrevistado em reportagem na nossa revista 66. Seu João partiu depois de lutar bravamente contra um câncer. Percebemos que havia metáfora forte entre o ‘encantador de borboletas’, como o chamamos, e este momento atual que estamos vivendo”, completou Sônia.
Plurale em revista e Plurale em site
Há treze anos acreditando na sustentabilidade como tema principal, Plurale em revista e Plurale em site, dirigidos e editados pela jornalista Sônia Araripe, vêm divulgando histórias de pessoas, empresas e projetos, abordando temas relacionados ao meio ambiente e iniciativas de cidadania, ação e cultura. www.plurale.com.br
#Envolverde