O Projeto “Práticas contemporâneas em Educação para a Diversidade” nasceu a partir de uma parceria entre a Direção e Vice-direção da FAAC – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru, Ouvidoria Local, CENEPP – Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas da Unesp e Comitê para Ações em Respeito à Diversidade Sociocultural do Departamento de Comunicação (CADiS).
A ideia inicial surgiu a partir das reflexões geradas pelas demandas que os Coletivos do Câmpus apresentaram ao Comitê em 2015, na ocasião dos atos de pichação racista nos banheiros próximos ao Bosque. A partir daquele momento, o Comitê buscou apoio junto aos seus parceiros para articular a proposta de um projeto maior que pudesse sensibilizar a comunidade universitária sobre a relevância e gravidade do tema, trabalhar de forma preventiva à violência, aproximando a Universidade das discussões em torno da Diversidade, uma vez que tem se observado manifestações de violência relacionadas à temática em toda sua complexidade (questões relacionadas à gênero, às pessoas LGBT, pessoas com deficiência, pessoas idosas, racismo e preconceito étnico-racial, religioso, político e social).
Assim, a proposta do projeto visa realizar um evento a cada início de semestre abordando uma temática relacionada à Diversidade Sociocultural, a fim de gerar reflexão e sensibilizar a comunidade universitária para o debate. Com isso, e face ao pioneirismo na adoção do nome social pela Unesp, o primeiro evento do projeto será:
TÍTULO: Discutindo a Transgeneralidade na Universidade
Palestrante: Profª Dra. Daniela Mourão (Unesp – Guaratinguetá)
Dia: 14 de setembro (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: sala 1
Dirigido a docentes e servidores técnico-administrativos da FAAC
Inscrições: https://siscenepp.ibb.unesp.br/nepp/sisnepp/inscricao.php?id=386
Horário: 14h
Local: Bosque do câmpus
Dirigido a todos os estudantes
Inscrições: https://siscenepp.ibb.unesp.br/nepp/sisnepp/inscricao.php?id=387
A participação é gratuita e a inscrição dará direito a certificado.
Neste primeiro evento, a proposta é conhecer e dialogar sobre aspectos relacionados à
transgeneralidade, especialmente do ponto de vista pedagógico, social e jurídico-legal.
Mais informações, pelo e-mail: [email protected] ou pela página:
https://www.facebook.com/CADiSUnesp/