O Portal EcoD mostrou que cidades como Paris (França) e Madrid (Espanha) aprovaram medidas para restringir a circulação de carros nas áreas centrais. No domingo, 28 de junho, será inaugurada a ciclovia que está em construção na Avenida Paulista. Na ocasião, a prefeitura fará um teste, liberando a avenida exclusivamente para pedestres, ciclistas, skatistas e afins. Há a possibilidade de interdição definitiva da via para receber este público aos domingos.
Os estudos são realizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), sob o comando do prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o secretário municipal de Transportes Jilmar Jatto. “É uma tendência internacional de grandes cidades reservarem espaços públicos para que pedestres e ciclistas se encontrem, para que haja uma maior aproximação entre as pessoas. Não só em parques, mas também em vias”, explicou Haddad.
“Coração de São Paulo”, a avenida é cenário de diversos atos como manifestações políticas e culturais, festas e protestos e tem sua interdição como rotina. Tatto afirma que “se tem um lugar que todo mundo tem experiência de fechamento na cidade é a Avenida Paulista”.
O Minhocão é outra pauta em discussão. Pesquisas de fluxo serão realizadas nos dias 24 e 25, durante a Virada Cultural, a partir das 15h, a fim de verificar se existe a possibilidade de interdição definitiva para automóveis aos finais de semana. O resultado destes estudos devem ser divulgados em julho.
– Conheça o projeto “Ciclovia na Avenida Paulista”, da Prefeitura de São Paulo –
(EcoD/ #Envolverde)
* Publicado originalmente no site EcoD.