Sociedade

Prêmio busca estimular debate ambiental nas escolas

No próximo dia 5 de junho (terça-feira) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data – instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 – promove atividades de conscientização e preservação dos recursos naturais. Alinhado a este propósito, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente propõe, anualmente, a discussão de uma temática ambiental junto ao público escolar. Em 2018, está trabalhando o tema “Meio ambiente e ciência: reduzir, reutilizar e reciclar – os 3 Rs no meu dia a dia”. Até o mês de maio, a iniciativa realizou encontros de formação com mais de 800 educadores de 30 municípios de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina. O próximo passo é o desenvolvimento do tema em sala de aula e a elaboração de projetos de ciências com o envolvimento dos alunos do ensino fundamental.

“A data, que é muito importante para refletir sobre a conservação dos nossos recursos naturais, delimita uma nova fase da premiação. A partir de agora, as atividades em sala de aula serão intensificadas e a pesquisa e a produção dos projetos estão em andamento”, aponta Letícia Menezes, analista de projetos da Fundação ArcelorMittal de Meio Ambiente. Voltado para alunos, educadores e filhos dos funcionários da companhia, o projeto visa estimular a experimentação científica e as feiras de ciências. Cerca de 400 escolas públicas e particulares se envolvem no concurso.

O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente está em sua 27ª edição. A preocupação com a destinação do lixo, a importância da economia circular e a implementação de soluções ambientalmente corretas são algumas questões na pauta que motivaram a definição pelo tema deste ano.

Ao trabalhar a questão em sala de aula, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2018 visa a participação de estudantes e professores sobre a importância do tema no cotidiano do aluno e seu alinhamento com o currículo escolar, além de estimular a curiosidade, o trabalho em equipe e atividades investigativas.

Balanço – O concurso é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e Meio Ambiente e com as unidades locais da ArcelorMittal e Belgo Bekaert. A edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente no ano passado registrou aumento de 14% no número de alunos participantes e de 5% no total de escolas, em relação a 2016. No total, foram inscritos 425 projetos sobre o tema da energia. Em 2017, 32 cidades participaram e foram beneficiadas cerca de 88 mil pessoas. (#Envolverde)