Estão abertas as inscrições para a sexta edição do Prêmio MapBiomas. Realizado em colaboração com o Instituto Ciência Hoje, a iniciativa visa reconhecer e estimular trabalhos que desenvolvem soluções e tenham contribuído para a produção de conhecimento e aplicações na ciência, políticas públicas, no setor privado e na educação a partir do uso dos dados de uma iniciativa, módulo ou produto do MapBiomas no Brasil ou no exterior.
Ao todo serão premiados oito trabalhos, que juntos receberão um total de R$ 80 mil, além de bolsas para um curso de Geoprocessamento de imagens de satélite utilizando o Google Earth Engine promovido pela Solved e assinaturas anuais da Revista Ciência Hoje Digital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de abril pelo site do prêmio, onde há o edital completo e o formulário de inscrição. Os vencedores serão anunciados em junho deste ano.
O Prêmio MapBiomas é uma oportunidade única para aqueles que buscam destacar seu trabalho e contribuir para o avanço do conhecimento em áreas como monitoramento de desmatamento, uso da terra e biodiversidade. Para dar conta da diversidade de usos dos dados que o MapBiomas produz, a premiação conta com seis categorias: Geral, Jovem, Destaque Aplicações em Políticas Públicas, Destaque Aplicações em Negócios, Aplicações em Escolas e Ações de Combate ao Desmatamento. Este é o segundo ano que a premiação conta com as categorias Ações de Combate ao Desmatamento e Aplicações em Escolas.
Inscrições
Podem concorrer ao Prêmio MapBiomas diversos formatos de trabalho, como estudos, artigos, monografias, dissertações, teses ou relatórios, desenvolvidos individualmente ou em co-autoria, por estudantes de escolas, nível técnico, graduação, pós-graduação, professores, profissionais de empresas privadas ou de ONGs, gestores públicos, etc. Os trabalhos podem explorar uma variedade de iniciativas, módulos e produtos do MapBiomas, como o MapBiomas Alerta, MapBiomas Fogo, MapBiomas Água e MapBiomas Solo.
“Hoje a rede MapBiomas está em 14 países envolvendo diferentes iniciativas além da cobertura e uso da terra. Esperamos que a sexta edição do prêmio siga incentivando as diferentes aplicações e inovações desta ciência aberta, colaborativa, acessível e de impacto realizada pelo MapBiomas e seus usuários”, comenta a coordenadora científica do MapBiomas, Julia Shimbo.