Sociedade

Programa “Caminho Seguro para a Escola” está com  inscrições abertas para os professores até 1º de setembro

Projeto associa metodologia do programa Aprender em Rede do Instituto Crescer com a competência e a participação do Automóvel Clube Brasileiro como clube-membro da FIA

Instituto Crescer, que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores, inclusão digital e qualificação profissional de jovens, está com as inscrições abertas do programa Aprender em Rede com o tema “Caminho Seguro para a Escola” até 1o de setembro.

Dirigido para alunos dos 4o e 5o anos, o programa conta com a competência da ONU – Organização das Nações Unidas, da FIA – Federação Internacional do Automóvel e de todos os seus clubes-membros, como é o caso do Automóvel Clube Brasileiro.

O cadastro e a participação no projeto são exclusivos aos professores interessados que, com aval das escolas a que pertencem, desenvolverão as atividades propostas com seus alunos sobre o tema educação no trânsito através de uma plataforma digital. Os interessados devem se inscrever pelo link https://goo.gl/yWjdkS

O intercâmbio online de estudantes e professores de todo o Brasil propiciará aos participantes conhecer e compartilhar a realidade da segurança no trânsito no entorno das escolas, e ainda, colocar em prática campanhas de conscientização. Os alunos serão orientados pelos professores a fazerem pesquisas e a construção de campanhas de conscientização, segundo os eixos temáticos sugeridos pelo projeto e de acordo com os princípios e pilares internacionais de segurança viária. Os próprios participantes definem as métricas e avaliam os resultados, como parte da metodologia aplicada pelo Instituto Crescer.

As atividades terão início na primeira semana de setembro, mês em que é celebrada a Semana Nacional de Trânsito (do dia 18 ao dia 25), algo que certamente será tema inspirador para os participantes. O projeto “Caminho Seguro para a Escola” foi avaliado pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito e visa sensibilizar estudantes do ensino fundamental sobre os aspectos que envolvem a segurança viária a caminho das escolas.

“Estimulamos que os alunos tenham acesso a diferentes realidades, que possam se sensibilizar sobre a importância da segurança no trânsito e aprendam a ser mais ativos na sua comunidade”, explica Luciana Allan, Diretora do Instituto Crescer. Ela acrescenta que o projeto contará com uma comunidade virtual para diálogo com os professores participantes, organizada como grupo fechado no Facebook. Haverá um blog para postagem e compartilhamento dos materiais produzidos pelos alunos e sessões de videoconferência entre as escolas.

O Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro, Dr. Mario Divo, comenta sobre a relevância do projeto para as crianças brasileiras: “Os clubes-membros da FIA fazem parte do esforço internacional chamado Década de Ação pela Segurança Viária 2011-2020, criado pela ONU, e que visa diminuir as fatalidades do trânsito. Como público mais frágil desse contexto, as crianças e jovens que caminham diariamente para a escola precisam ter uma orientação clara e objetiva para se preservarem. Ao mesmo tempo, as possíveis abordagens das dificuldades e riscos, na visão deles mesmos, merece ter divulgação”.

O Automóvel Clube Brasileiro e o Instituto Crescer concederão certificados de participação do programa Aprender em Rede aos alunos e professores que concluírem os projetos (40 horas).

O “Caminho Seguro para a Escola” tem o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária. Ele é parte do programa global  FIA Action for Road Safety, tem o patrocínio do FIA Road Safety Grant Programme, através da FIA Foundation, bem como tem o co-patrocínio do programa Brasil Caminhoneiro.

Nas palavras de Alexandre Corte, Diretor da COBRAM – Companhia Brasileira de Marketing e produtor do programa, “O programa Brasil Caminhoneiro, assim como a Caravana Siga Bem, também chamada de Caravana da Cidadania, são inovadores e de alto sucesso no país, há muitos anos. Certamente, toda a energia do programa e da caravana irá se somar ao projeto, com forte compromisso na preservação do bem-estar das crianças e jovens”.

Sobre a metodologia e o Instituto Crescer

Aprender em Rede foi apresentado no IV Congresso Scholas pelo Instituto Crescer, programa liderado pelo Papa Francisco, para reunir iniciativas de todo mundo na construção de escolas do futuro, bem como para estimular projetos educacionais inovadores. O Congresso, realizado em fevereiro de 2015, em Roma, reuniu educadores de diversas nações que foram convidados a debater e compartilhar experiências sobre como a sociedade deve refletir sobre a escola e a educação das novas gerações. O Instituto Crescer, instituição fundada em 2000, atua fortemente na área de Educação e tem como base três pilares alicerçados pela inovação:  formação de educadores, desenvolvimento comunitário e qualificação profissional de jovens.

(Envolverde)