Sociedade

"A reinvenção do The New York Times”

Por Teresa Mioli/AM – 

 O Centro Knight publicou o novo livro eletrônico em espanhol “A reinvençao do The New York Times: Como a ‘dama cinza’ do jornalismo está se adaptando (com êxito) à era móvel”, do jornalista catalão Ismael Nafría.

A partir da análise da disrupção da indústria informativa após o surgimento da revolução digital,  Nafría examina a reinvenção do Times durante os últimos 20 anos. A meta: descobrir lições úteis para outros meios, “independente de seu tamanho ou localização”.

“A transformação vivida – e que no entanto continua a acontecer – pelo The New York Times é um dos processos de reinvenção mais proeminentes ocorridos na história da indústria jornalística. O produto jornalístico, o modelo de negócios, a relação com os leitores e anunciantes, a maneira de trabalhar, a configuração da equipe, tudo mudou”, escreveu Nafría. “Apenas uma coisa se manteve invariável durante todo esse tempo: a inequívoca vontade da empresa editora de apostar a todo momento no jornalismo e na informação da mais alta qualidade possível como base principal do seu negócio”.

O livro, dividido em quatro partes, começa com textos concisos e resumos visuais sobre a inovação e a transformação do Times, incluindo dez conclusões e lições sobre a reinvenção digital do jornal.

Na segunda parte, Nafría faz uma crônica das “duas décadas de reinvenção digital” no Times, desde o lançamento do @times no America Online em 1994 até 2017, quando as edições impressa e digital do Times acumularam mais de três milhões de assinantes.

Na terceira seção, Nafría foca em projetos digitais específicos desenvolvidos pelo Times nos últimos anos, incluindo o NYT Beta e as numerosas newsletters produzidas pela publicação. Finalmente, a quarta parte analisa as outras fontes de receita do The New York Times, entre elas a organização de eventos ao vivo e conferências, assim como as viagens educativas.

“Eu acredito que este livro pode interessar a diferentes públicos. Por um lado, qualquer pessoa relacionada ao negócio dos jornais: o caso do Times oferece lições que podem ajudar.  A primeira parte do livro foi especialmente desenvolvida para eles”, disse Nafría ao Centro Knight. “Por outro lado, aqueles que gostam, têm interesse ou sentem curiosidade em saber mais sobre o The New York Times encontrarão muita informação neste livro”.

Ismael Nafría (Foto de cortesia)

O autor acrescentou que o livro pode ser lido facilmente por partes, em função dos temas que mais interessam cada leitor.

“Espero –como aconteceu comigo- que os amantes do bom jornalismo descubram o grande trabalho que o Times realiza. O livro está repleto de links que permitem ampliar a informação ou consultar os trabalhos jornalísticos mencionados”, adicionou Nafría.

Consultor, editor e diretor de meios durante os últimos 30 anos, Nafría escreve do ponto de vista de um consumidor de notícias, um consultor da indústria, de um estudante permanente das inovações jornalísticas e de um .

O livro traz ainda visualizações de dados minuciosamente compilados por Nafría, depois de buscar entre montanhas de informação sobre o jornal referência dos Estados Unidos.

O autor disse que, durante este processo, uma das coisas que mais lhe chamou a atenção foi a profunda vontade de mudança, de transformação e de adaptação aos novos tempos que se pode notar em toda a organização”. Apesar dessa aceitação da mudanla, Nafría assinala que o jornal mantém a todo momento “um compromisso inquebrantável com o jornalismo de qualidade”.

“Fiquei surpreendido de maneira positiva pelo grau de transparência e vontade de se explicar que pode ser visto em algumas iniciativas do jornal, ainda que às vezes pode parecer o contrário”, disse Nafría. “Se você sabe como procurar e tem paciência, você pode descobrir muitas coisas sobre o Times, e creio que o livro é uma prova disto”.

O professor Rosental Alves, diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, destacou o otimismo do livro de Nafría sobre o futuro, tanto do Times quanto do jornalismo como um todo.

La reinvención de The New York Times serve para renovar nossa esperança de que as companhias jornalísticas tradicionais podem sobreviver e prosperar em um novo mundo que emerge da revolução digital. Mas também têm que compreender as enormes dimensões das mudanças que estão ocorrendo no mundo, para logo tratarem de se reinventar e se reposicionar”, escreveu Alves no prólogo do livro de Nafría. “O exemplo do que se passou com o The New York Times, analisado de forma sem precedentes neste livro, será de grande ajuda para quem se interessa em ajudar os jornais na difícil transição que eles têm que fazer”.

Nafría teve a ideia do livro em 2013, e trabalhou nele a fundo desde setembro de 2016, quando iniciou sua estância no Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin como jornalista residente.

“Decidi escrever este livro porque me parecia ser muito útil para toda a indústria jornalística -que atravessa uma crise muito importante de modelo de negócio- entender realmente o esforço de transformação que oTimes estava realizando”, disse Nafría. “Eu tenho vivido estes problemas diretamente, dentro da indústria, e tenho tentado extrair lições do caso do NYT que possam ajudar outros meios”.

O autor no edificio do The New York Times em Manhattan (Foto de cortesia)

Nafría trabalhou previamente como diretor de inovação digital e diretor de conteúdos digitais do Grupo Godó, na Espanha, e como subdiretor de conteúdos da Prisacom. De 1999 a 2005 ele escrevia a coluna semanal “La Crónica” no La Vanguardia Digital, onde foi redator chefe durante dois anos.

Este é o quarto livro de Ismael Nafría. O autor já publicou “Internet es útil” (2008), “Web 2.0. El usuario, el nuevo rey de Internet” (2007) e “Sr. Director: Les millors cartes dels lectors de La Vanguardia”.

Durante o período na Universidade do Texas em Austin, como jornalista em residência, Nafría organizou palestras, participou de conferências e ajudou a organizar e editar uma série especial sobre inovação digital no jornalismo latinoamericano para o blog Jornalismo nas Américas do Centro Knight. Ele também mantém um blog sobre jornalismo digital.

“La reinvención de The New York Times: Cómo la ‘dama gris’ del periodismo se está adaptando (con éxito) a la era móvil” está disponível gratuitamente em formato digital no site do Centro Knight e na página de Nafría. Também se pode adquirir cópias impressas do livro na Amazon.

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas publica livros eletrônicos gratuitos em espanhol, inglês e português desde 2007. Recentemente, o Centro publicou o livro do jornalista brasileiro Ricardo Gandour “A New Information Environment“. Outros títulos de sucesso incluem “Cómo escribir para la web”, de Guillermo Franco, e “Herramientas Digitales para Periodistas”, de Sandra Crucianelli.

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