Sociedade

Samsung abre concurso para professores do ensino médio

Os professores de Ensino Médio de escolas públicas de todo o país têm até o dia 25 de junho para se inscreverem na 5ª Edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A proposta é selecionar os melhores projetos desenvolvidos por docentes com seus alunos que mobilizem os conhecimentos das disciplinas de Ciências, Matemática, Física, Química e Biologia para solucionar problemas reais das comunidades onde vivem.

Para participar, os professores interessados devem convidar todos os alunos de uma classe, compor uma equipe e inscrevê-la no site www.respostasparaoamanha.com.br. Trabalhando juntos, professores e alunos identificam problemas nas comunidades onde vivem ou do entorno da escola e busca as melhores alternativas para resolvê-los a partir dos conteúdos curriculares. No site do prêmio, as equipes participantes tem à disposição diversos conteúdos, como textos e vídeos educacionais, com temas atuais e relevantes para apoiar os estudos e o desenvolvimento de seus projetos de intervenção.

A novidade deste ano é que, pela primeira vez, os participantes podem inscrever projetos interdisciplinares envolvendo outras áreas de conhecimento. Os professores coordenadores dos projetos inscritos na 5ª edição poderão convidar docentes de outras disciplinas, podendo ser das áreas de Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, por exemplo, para compor a equipe do projeto e concorrer ao Prêmio Respostas para o Amanhã.

“A Samsung promove com muito entusiasmo a 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã por considerar que a iniciativa valoriza a colaboração entre alunos e professores, mostrando que o conhecimento adquirido no ambiente escolar pode transformar a vida das pessoas e da sociedade”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Nas edições anteriores, o Respostas para o Amanhã premiou projetos que abordaram questões socioambientais e sustentáveis, por exemplo, a ferramenta interativa para a gestão do consumo de água e alternativas para o seu uso na zona rural, ou ainda o reflorestamento de Mata Atlântica e possibilidades de geração de renda para uma aldeia indígena. Desde 2014 já foram inscritos mais de 4 mil projetos de todo o Brasil, que envolveram mais de 100 mil estudantes de Norte a Sul do país.

“A proposta é estimular os alunos e professores a colocarem o currículo em ação, levando todo o conhecimento adquirido na sala de aula para além dos muros das escolas, revelando como as ideias podem ser usadas e aplicadas para solucionar problemas do dia a dia com iniciativas mais sustentáveis”, explica Maria Amabile Mansutti, coordenadora técnica do CENPEC. (#Envolverde)