Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Primeira edição acontece em mais de 90 locais da capital paulista com 600 atividades gratuitas. Durante uma semana, evento abordará paz social, integração com a cidade, consciência individual e coletiva.

Por Redação da Envolverde – 

São Paulo, abril de 2016 – Shows, palestras, oficinas, aulas, terapias, música, bloco de carnaval. A primeira edição da Virada Zen se espalha por mais de 90 locais de São Paulo e apresenta, de 25 de abril a 1º de maio, mais de 600 atividades gratuitas, voltadas para a promoção (e prática) da paz social, integração com a cidade, consciência individual e coletiva, além de cuidados com a alimentação, corpo, mente e emoções.

“A proposta do evento é conectar as pessoas e os espaços empenhados em difundir tolerância, autoconhecimento, qualidade de vida, em escolas, templos, espaços culturais, parques, todos em busca de caminhos edificantes para as relações humanas”, explica a publicitária Mariana Amaral, uma das idealizadoras do evento.

Dentre a vasta programação, o evento contará com um satsang, com Sri Prem Baba; meditação com Monja Coen; palestra sobre espiritualidade e política, com Luc Bouveret; show de Chandra Lacombe & Fusão Divina; além da 2a edição do SP + ZEN, série de palestras inspiracionais sobre o tema harmonia na cidade. Dentre os nomes confirmados estão Gustavo Tanaka, Ana Claudia Quintana Arantes, Fabio Toretta, Sandro Bosco, Daniel Calman, João Signorellli.

A 1a edição do evento é apresentada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), realizada pela Virada Zen, Mandi e Lanc, e conta com o apoio do Mam, Virada Sustentável, Awaken Love, e promoção de Nowmaste, Catraca Livre e Radio Viva Zen.

Virada, Zen

O modelo de “virada” nos eventos que acontecem em São Paulo e em outros locais do Brasil e do mundo pressupõe a sincronia de atividades gratuitas relacionadas a um tema, impactando o público com suas propostas, de forma experiencial e intensa. Assim começou a Virada Cultural, depois esportiva, sustentável, da saúde…e agora zen.

A palavra zen surgiu na China, no século VI, como uma ramificação do budismo, e referia-se à meditação voltada para o discernimento, a contemplação da realidade com tranquilidade. Difundida no Japão no século XII, adquiriu um significado, mais tarde conhecido em todo o ocidente, relacionado às práticas cotidianas que levam a um modo de vida equilibrado, que proporciona paz interior, comunitária e social.

Conectar-se, revigorar-se, conhecer-se, purificar-se e celebrar o que há de bom na vida e na convivência estão entre os objetivos da Virada Zen.

O que dizem as pesquisas

Centenas de pesquisas científicas identificaram benefícios da cultura zen e suas práticas, especialmente a meditação, à fisiologia humana, com impacto sociológico. Menos estresse e ansiedade, melhor saúde, diminuição dos vícios, desenvolvimento cerebral e integração social foram alguns dos fatores mensurados que apresentaram alterações significativas em quem pratica meditação.

Um dos estudos, realizado pelo Institute for Technology Assessment (ITA) e pelo Benson-Henry Institute (BHI) do Hospital Geral de Massachusetts, afiliado a Harvard, revelou que evocar um estado de profundo descanso afeta os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea e, de modo geral, “pode reduzir drasticamente a utilização dos programas de saúde”, conforme relato de James E. Stahl, pesquisador da instituição.

Uma análise comparativa entre as informações disponíveis sobre os pacientes do Research Patient Data Registry e os indivíduos que participaram do Programa de Resiliência e Resposta do Relaxamento do BHI de 2006 a 2014, concluiu que os praticantes de Yoga/meditação/reza gastavam menos recursos em cuidados com a saúde do que os não-praticantes, e se beneficiavam vigorosamente nos níveis neurológicos, cardiovascular, musculoesquelético e gastrointestinal.

A neurocientista Sara Lazar, da Escola de Medicina de Harvard, concluiu que a meditação pode, objetivamente, melhorar o funcionamento cerebral: “Descobrimos que os meditantes de longa data têm o cérebro alterado positivamente nas regiões relacionadas aos sentidos, a memória e a tomada de decisões. O córtex, massa cinzenta que encolhe com a idade, tornando mais difícil a compreensão, a fixação de informações e as recordações, nos meditantes com 50 anos aparecia na mesma proporção encontrada nas pessoas de 25 anos. E os dados mostraram mudanças no cérebro após apenas oito semanas de prática, alguns minutos diariamente.”

“Há também uma sensível melhora nas relações interpessoais, que acontecem com mais empatia e compaixão no caso dos meditantes”, complementa a pesquisadora. 

Atrações confirmadas

Na semana de 25 a 29 de abril, escolas de yoga, centros de expansão da consciência, templos e outros espaços vão abrir suas portas para oferecer aulas e atividades gratuitas. Dias 30 de abril e 1º de maio terão atividades especiais no Parque do Ibirapuera e Vila Madalena.

PROGRAMAÇÃO

::Parque Ibirapuera::

 

30/04 – no gramado ao lado do Auditório do Ibirapuera

Meditação, com Monja Coen – 11h

Discurso de abertura e sobre como ter uma vida em Paz na cidade de São Paulo seguido de uma meditação conduzida.

Yoga, com Anita e True Sound – 11h45
Uma vivência de Yoga com música em colaboração mútua para estimular o processo de presença e concentração. Anita Carvalho e True Sounds fazem parte de um projeto que busca, através da música, colaborar no processo de autoconhecimento. A aula consiste em uma sequência de posturas do Yoga guiadas pela música, ajudando o praticante a estar no momento presente, proporcionando concentração e melhor aproveitamento da prática.

Meditação, com Marcia de Luca – 13h

Meditação conduzida pela especialista em yoga e ayurveda para, coletivamente, espalharmos mais paz pela cidade de São Paulo

Show, com Chandra Lacombe & Fusão Divina – 13h30

A música de Chandra Lacombe reflete sua longa trajetória como buscador espiritual. Natural de Brasília, tornou-se um dos maiores expoentes mundiais do autoconhecimento e da música new age em sua vertente mais espiritualista. Seu estilo único é resultado da influência da música regional brasileira, indiana e world music com tônica do cancioneiro.

Satsang com Prem Baba – 15h

A palavra satsang é um termo em sânscrito que significa “Encontro com a Verdade”. Essa é uma forma de trabalho utilizada por Prem Baba pois é também uma oportunidade de reunir a comunidade para compartilhar ensinamentos e cantar juntos. Em seus satsangs, está sempre acompanhado por músicos que ajudam a preparar a atmosfera para a transmissão do conhecimento.

Show do bloco Pena de Pavão de Krishna – 16h

O Pena de Pavão de Krishna é um bloco carnavalesco com temática inspirada na cultura indiana. O bloco usa o violino como um dos principais instrumentos musicais. O nome surgiu em referência a parte da letra da música “Trilhos Urbanos”, deCaetano Veloso.

Show com Pedra Branca – 17h30

O grupo desenvolve seu trabalho com a fusão de música eletrônica dentro de vertentes musicais como trip hop, downbeat, ambient, world music, jazz fusion, música asiática e brasileira. Junto a isso incorporam expressões multimídia como danças e performances.

:: HIPERESPAÇO – Rua Laboriosa, 89, Vila Madalena ::

Yoga Vinyasa Flow

Horário: 9h às 10h15 (Vagas llimitadas)

Tambores Flow com Monica Jurado

Tambores Flow é uma experiência intensa de ritmos, respiração, meditação e cantos. Meditando com tambores pelos caminhos em busca da Liberdade.

Horário: 10h30 às 12h (Vagas llimitadas)

Índigos e Cristais já estavam anunciados

Os Índigos e Cristais vieram com o propósito de transformar os sistemas estabelecidos, demasiado cristalizados. A Arte, com sua sensibilidade e liberdade de expressão, conseguiu captar antecipadamente essas novas energias – de desconstrução e criação de outras vias possíveis. Desde o fim do século XIX, ela anuncia algumas das grandes inovações que têm marcado o espírito de nossa época, desempenhando um papel premonitório. Nessa palestra, Alberto Alvim guia uma viagem que revela correspondências entre a arte revolucionária do período e a chegada dessas “novas” crianças, que desempenham papel fundamental no processo de Evolução Cósmica.

Horário: 12h15 às 13h15 (Vagas llimitadas)

Virei Vegetariano e agora?

O vegetarianismo está em ascensão e não é à toa. Além de ser ótimo para a nossa saúde pode ajudar na prevenção e tratamento de diversas doenças e contribui positivamente para o meio ambiente. E como virar vegetariano? E as proteínas? Na oficina “Virei vegetariano e agora?” iremos aprender a montar um prato vegetariano/vegano e tudo o que pode e deve ser incluído na alimentação vegetariana saudável.

Horário: 3 sessões de 40 minutos, às 13h, às 13h40 e às 14h20 (Vagas llimitadas)

Apresentação do rezador Ale de Maria – recebedor de canções curativas e guardião do Movimento Canarinho Branco do Sul do Brasil. Os canarinhos brancos trabalham o reconhecimento de um novo gênero musical, a “Música de Rezo”. Essa música reúne em seu ventre poético, arquétipos de diversas religiosidades do mundo e propõe a “Aliança das Egrégoras” – música para os Altares.Show, Cantos de Rezo com Ale de Maria

Data: 1 de maio

Horário: 15h

 

Global Sync – Sincronização Global para Evolução

Global Sync – meditação das rosas coletiva, prática meditativa e energética para a ativação da consciência amorosa.

Horário: 17h às 17h20

Show de Kirtan com Kirtnarama

O grupo Kirtanarama nasceu em 2008, reunindo pessoas que compartilham da vontade de praticar Bhakti Yoga cantando mantras, no estilo canto e resposta. Durante um Kirtan, ativamos a energia do coração e abrimos espaço para um estado mental mais tranquilo e contemplativo. Sergio Gonzalez, Cristina Di Dário e Sergio Cavalheiro.

Data: 1 de maio

Horário: 17h30
Show com Ricardo Mira

Comunicador social. músico, compositor, astrólogo, estudou artes, ciências espirituais, participa de diversos grupos de aplicação terapêutica e artística, trabalha na implementação cultural de uma nova consciência em palestras e cursos. Lançou 3 Cds : o ¨Mira¨em 2001, o ¨Barco Violeta no Mar Azul¨ em 2006, e ¨Orgânico¨em 2011. Seu trabalho artístico está vinculado aos processos de cura, meditação e harmonização.

Data: 1 de maio

Horário: 19h

 

:: MAM – Parque do Ibirapuera ::

Yoga e meditação com o grupo Transformar e aberta ao público

A professora Babi Minamoto preparou uma aula de Yoga e Meditação para o Grupo Transformar, portadores de necessidades especiais. A aula é aberta ao público.

Data: 27/4

Horário: das 14h30 às 15h30

Local: espaço de meditação do MAM, Parque do Ibirapuera

 

SP+Zen “Como viver em harmonia na cidade”

Evento no estilo TEDTalks (pequenas palestras  de 10/15 minutos), onde os palestrantes falam sobre as diversas possibilidades de viver com mais paz e harmonia. Convidados: Gustavo Tanaka, Ana Claudia Quintana Arantes, Fabio Toreta, Sandro Bosco, Daniel Calman, João Signorellli

Data: 01/05

Horário: das 10h às 12h (portas abrem às 9h30)

Local: auditório do MAM, Parque do Ibirapuera

 

:: Canal youtube CO-MO-VER ::

Diálogo Especiais CO-MO-VER/SP+Zen

Bate-papo com Mauricio Curi do CO-MO-VER. Convidados: Monja Coen, Renata Rocha, Lauro Henriques Jr e Marcos Schultz

Data: 28/04

Horário: das 19h às 21h

 

Diálogo Especiais CO-MO-VER/SP+Zen

Bate-papo com Mauricio Curi do CO-MO-VER. Convidados: Mirna Grzich e Dr. Fabio dos Santos.

Data: 29/04

Horário: das 19h às 21h

 

:: MASP – vão livre ::

Meditação coletiva

Meditação aberta conduzida pela  Arte de Viver: “A Paz é Contagiante”

Data: 28/04

Horário: 12h

 

:: UMAPAZ ::  

Av. Quarto Centenário, 1268 – Portão 7A — Parque Ibirapuera

 

Rodas de conversa sobre Autoconhecimento

14h – Andrea Deis – “Florecer e Pensamento Positivo contribuem para felicidade”

15h – Fabiana Maia – “Comunicação Não Violenta”

16h – Chirles de Oliveira – “Felicidade Sustentável: você pode fazer a diferença no mundo”

17h – Claudia Cumari – “Você se cuida? Como cuidar melhor de nós mesmos, do outro e do mundo”

18 às 20h – Clarissa Medeiros – “3 Passos para ser a mudança que você quer ver no mundo”.

Data: 25/04

Horário: das 14 às 20h

Local: auditório 3 do UmaPaz

 

Atividades práticas

14h – Prática com Ritos tibetanos e Hatha Vinyasa com ênfase em Pranayama , com Flávia Pereira do Espaço Prem

15h30 – Danças Circulares  com Maria Eugênia Risueno Anjos  do Espaço New Ways

17h – Shakti Naam Yoga com Giu Bergamo do Naam Yoga São Paulo e Criah Movimento

19h – Eneagrama com Uranio Paes

Data: 25/4

Horário: das 14 às 20h

Local: Auditório 1 do UmaPaz

 

:: Cobertura da Galeria do Rock::

Atrações integram o movimento #ZENproCentro

ContAí – roda de conversa sobre Alimentação e Espiritualidade
Especialistas em alimentação vegetariana falarão por 15 minutos e debaterão com o público; participam integrantes do Segunda Sem Carne e outros grupos, do ovolactovegetarianismo ao veganismo e suas ramificações. Haverá terapeutas do frugivorismo, e palestra de Oberom, mestre em alimentação prânica, que exibirá trechos do videodocumentário A Transição. 

Data: 26/04

Horário:15h30 às 19h

 

Cobertura da Galeria do Rock

ContAí – roda de conversa sobre plantas sagradas, xamanismo e espiritualidade

Ayahuasca, rapé, sananga, kambó, cannabis, plantas medicinais da floresta, usadas nas cidades para tratamentos físicos, espirituais e uso recreativo. Debate com terapeutas, estudiosos e interessados nesses conhecimentos, o evento permitirá a troca de experiências entre os participantes.

Data: 28/04

Horário: 15h30 às 17h30


Saída do Largo do Paissandu, em frente à Galeria do Rock

Yoga Pedalada Iluminada #ZenproCentro

A iniciativa quer iluminar o centro com um passeio ciclístico em que até 50 participantes receberão um LED de bico de pneu. Antes do início do percurso, Renata Leite promoverá uma atividade de yoga utilizando a bicicleta como suporte para posturas. O circuito será feito por ciclovias.

Data: 28/04

Horário: 19h às 21h30 –
:: MUSEU DA CASA BRASILEIRA::

Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo

Hatha Yoga com Música ao Vivo, com Thais Faleiros e DJ Victor

Prática que estimula a resistência e o equilíbrio entre força e flexibilidade através do movimento preciso, da atenção plena e da respiração. Ao final da aula será conduzida uma pratica de relaxamento guiado que traz calma, tranquilidade e clareza. Tudo para renovar as energias e resgatar o equilíbrio entre corpo e mente da melhor forma.

Data: 01/05

Horário: 15h

 

Prática de Jazz Meditativo

Toda manifestação artística é também um canal de conexão com o divino. É um momento em que temos a possibilidade de nos despir de todas as camadas externas e acessar o sagrado. Tocar é meditar; ouvir é meditar; estar no momento presente e se abrir para todas as graças é meditar. E essa troca é o “namastê” em movimento. Venha meditar ao cair da tarde ao som de Leandro Cabral (piano), Robinho Tavares (baixo), Vitor Cabral (bateria), Cássio Ferreira (saxofone) e Josué dos Santos (saxofone).

Data: 01/05

Horário: 16h30
:: UNIBES CULTURAL ::

Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré

Palestra Espiritualidade e Política, com Luc Bouveret

Palestra sobre como viver alinhado em um sistema desalinhado.

Data: 28/04

Horário: 20h

a Programação completa com locais e horários está disponível no site www.viradazen.com.br

(#Envolverde)