por Redação do Cenpec –
Evento será realizado na Câmara Municipal de São Paulo e, entre outros temas, abordará currículo, protagonismo juvenil, intervenção social e educação integral. As incrições estão abertas
Acontece na próxima sexta-feira (29/03) o I Seminário Internacional de Aprendizagem Solidária. O evento é promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária e será realizado das 8h30 às 17h no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, no Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo, SP.
A Rede articula organizações sociais e instituições públicas e privadas para fortalecer e consolidar os valores e pressupostos da aprendizagem solidária e de outros princípios que promovam o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
A aprendizagem solidária (aprendizaje y servicio solidario nos países de língua espanhola ou service learning, nos Estados Unidos) é uma concepção de educação que data do início do século XX e propõe o desenvolvimento integral dos sujeitos por meio de vínculos com suas cidades, territórios e comunidades, a partir de projetos de intervenção social propostos pelos estudantes e pautados pelas reais necessidades das comunidades.
O seminário discutirá teorias e práticas pedagógicas, intervenção social, educação integral, juventudes, territórios e currículo – e terá três mesas temáticas que contarão com as presenças de especialistas da área da educação.
O CENPEC, que coordena a Rede Brasileira, estará representado pela diretora-executiva, Mônica Gardelli Franco, que participa da abertura; e por Wagner Santos, gerente de tecnologias educacionais, que estará na mesa sobre juventudes, territórios e aprendizagem solidária.
As inscrições são gratuitas e realizadas pela internet, no botão ao final. As vagas são limitadas. Confira a programação.
8h30 – Recepção
9h – Abertura
• José Police Neto – vereador de São Paulo
• Miguel Thompson – diretor-executivo do Instituto Singularidades
• Mônica Gardelli Franco – diretora-executiva do CENPEC
9h45 – Mesa 1: A intervenção social como teoria e prática pedagógica
11h15 – Café
11h30 – Mesa 2: Educação integral, currículo e aprendizagem solidária
13h – Intervalo para almoço
14h30 – Relatos de experiência
• Sofia Carvalho – Movimento Futuro
• Isabella Alchorne – Movimento Futuro
• Iris Isabele Alves da Silva – Estudante
• Vitor de Freitas Zelic – Estudante
• Kátia Campanile – Colégio Elvira Brandão
• Enrique Ochoa – diretor-executivo do CLAYSS
• Chantal Jouannet – Pontifícia Universidade Católica do Chile
15h30 – Mesa 3: Juventudes, territórios e aprendizagem solidária