Especialistas nacionais e internacionais em gestão do patrimônio cultural e em avaliação de riscos patrimoniais se reúnem, no Rio de Janeiro, na próxima semana, para discutir formas de prevenir e combater incêndios em equipamentos culturais, durante o Seminário Internacional “Patrimônio em chamas: gestão do risco de incêndios para o patrimônio cultural”. O evento acontece no Museu Histórico Nacional (MHN), Museu Nacional e Museu de Arte do Rio (MAR) nos dias 26, 27 e 28/06/2019.
A Escola de Artes de Glasgow (Reino Unido, 2014 e 2018), o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo (Brasil, 2015), o Museu Nacional de História Natural da Índia (2016), a Catedral Saint Sava de Nova York (EUA, 2016), o Museu Marítimo de Jacarta (Indonésia, 2018), o Museu Nacional/UFRJ (Brasil, 2018) e a Catedral de Notre-Dame (França, 2019) são alguns de tantos exemplos de patrimônio material danificado ou, muitas vezes, completamente perdido devido a incêndios.
A precaução e o combate aos acidentes ganham ainda mais importância se tratando de patrimônios históricos e culturais, pois as peças dos acervos atingidos são quase sempre únicas. A criação de novas legislações e políticas de prevenção, a implementação de novos procedimentos de manutenção e segurança, além de incentivo ao uso de novas tecnologias disponíveis na luta contra incêndios tornam-se indispensáveis para lidar com o cenário contemporâneo.
O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), pelo Conselho Internacional de Museus (Icom Brasil) e pelo Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais (ICCROM), e conta com as parcerias do British Council, do Museu Nacional/UFRJ, da Representação da UNESCO no Brasil e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Tem também apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, do Instituto Sprinkler Brasil, do Conselho do Patrimônio Cultural Sueco e da Embaixada do Canadá.
Entre as atividades do Seminário está prevista uma visita ao Museu Nacional para que os participantes vejam as ações em curso para a sua reconstrução. Ao final do seminário acontece também um fórum especializado com as principais recomendações para redução do risco de queima de patrimônio, com o intuito de dar apoio às mudanças necessárias nas políticas nacionais e garantir uma ampla disseminação dos resultados.
O Seminário reunirá especialistas de diferentes áreas e disciplinas. Foram convidados para compartilharem seus pensamentos e experiências: gestores e autoridades de patrimônio; especialistas em seguros; avaliadores de risco patrimonial; engenheiros de incêndio; especialistas em legislação contra incêndios; chefes de bombeiros; conservadores; e socorristas. O evento é dirigido a diretores, educadores e profissionais de museus e patrimônio, autoridades e gestores da área de patrimônio, agências nacionais de proteção contra incêndios e tomadores de decisão. (Com informações do Ibram)
Veja a programação completa aqui.
SERVIÇO
O que: Seminário Internacional “Patrimônio em chamas: gestão do risco de incêndios para o patrimônio cultural”
Quando: De 26 a 28 de junho de 2019
Onde: Nos seguintes museus do Rio de Janeiro:
- Museu Histórico Nacional – Praça Mal. Âncora, s/n – Centro
- Museu Nacional – Quinta da Boa Vista – São Cristóvão
- Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5 – Centro