Sociedade

SESC Interlagos: Mostra de práticas socioambientais

Em sua 10ª edição, o PÉTALA POR PÉTALA fortalece seu objetivo de valorizar e difundir iniciativas socioambientais inspiradoras com uma programação gratuita composta de feira de expositores, oficinas, rodas de conversa, intervenções artísticas, vivências corporais, atrações musicais e alimentação

PÉTALA POR PÉTALA, a mostra de práticas socioambientais que ocorre anualmente no Viveiro de Plantas do Sesc Interlagos, oferece atividades voltadas à educação em sustentabilidade. Neste ano, com o tema Morada Viva, o evento acontece nos dias 29 e 30 de abril e 1º, 6 e 7 de maio, sábados, domingos e feriado, das 9 às 17 horas. A programação gratuita oferece ao público um espaço para encontro, troca, reflexão e estímulo sobre a construção de um modo de vida mais cuidadoso, integrado aos ciclos da natureza e à preservação da diversidade.

A mostra reunirá iniciativas em diferentes áreas como agricultura urbana, tecnologias verdes, arte e sustentabilidade, educação alimentar, economia solidária, mobilidade e ocupação do espaço público. “Reunimos expositores locais e regionais que de diferentes maneiras apontam caminhos para reconectarmos nossa casa à grande morada comum, planetária, morada viva”, conta Mariano Ribeiro da Silva, agente de educação ambiental do Sesc Interlagos.

Ao todo, serão 14 expositores de projetos socioambientais de âmbito local e regional que ao longo dos cinco dias dividirão o espaço com as atividades socioeducativos e culturais oferecidas durante o evento. Dentro da programação, destaque para a oficina de aquecedor solar para residências com Edison Urbano, do site Sempre Sustentável. Na agenda do PÉTALA POR PÉTALA, além de outras oficinas, estão incluídos bate-papos, vivências, práticas corporais de yoga e meditação, apresentações artísticas, culturais e musicais, entre outras.

Entre os expositores estão o Sítio Florada da Serra, que possui certificação biodinâmica na produção de legumes, hortaliças e outros alimentos, além da produção de mel e seus derivados a partir da criação sustentável de abelhas Apis; o Orquidário Bella Flor, com orquídeas ornamentais cultivadas em estufas caseiras; o coletivo GAMB, mix de marcenaria, arquitetura e design, com o objetivo de desenvolver soluções criativas mais conscientes e com materiais menos impactantes ao meio ambiente; a COOPERAPAS – Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa de São Paulo – reunião de agricultores das Áreas de Preservação Ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia no extremo sul de São Paulo; a Coletiva Caminho Natural com seus cursos e oficinas de confecção de cosméticos e produtos de limpeza naturais e a Ikobe – Cooperativa de Bioconstrução, que oferece serviços de construção, reforma e design mais saudáveis e sustentáveis, como telhado verde, filtragem ecológica e construção de cisterna.

Morada Viva
As moradias ancestrais inspiram a cenografia desta edição do PÉTALA POR PÉTALA, toda feita com material reutilizado. Há uma caverna, uma grande casa acolhedora e permeável. Desde os portais, a ambientação convida para um mergulho nessa grande teia, nesse ninho vivo: barro, penas, folhas, bambu, feltro, palha, pedras, carvão, brotos, temperos e cheiros se espalham por todo o Viveiro do Sesc Interlagos.

Nessa décima edição do PÉTALA POR PÉTALA o público poderá conferir novas leituras e formas de viver o contexto emblemático da casa dentro de uma lógica mais sustentável, pois dividir e colaborar são atos primordiais de nossa vida em sociedade e sonhos coletivos trazem mais força para todas as casas. Para Mariano Ribeiro da Silva, a ideia é que os visitantes se sintam acolhidos como numa casa sem portas e janelas, permeável ao outro, à boa vizinhança.

Arte e iniciativas socioambientais
Além da mostra com 14 expositores, que acontece durante os cinco dias, uma extensa programação integra o PÉTALA POR PÉTALA. No dia 29 de abril, sábado, às 14 horas, Ailton Krenak e Erminia Maricato realizam o bate-papo Morada Viva: em busca de um ambiente socialmente justo e ecologicamente equilibrado. Já no domingo, dia 30 de abril, acontecem a oficina de Hortas Caseiras com integrantes do Espaço ArboreSer (14 horas) e o Sarau: Identidades em Movimento, com o Sarau dos Refugiados (16 horas).

No feriado do dia 1º de maio, segunda-feira, os destaques ficam por conta da intervenção artística com a cantora e dançarina Lenna Bahule e o músico João Taubkin (13 horas), a oficina Meu Primeiro Banquinho, direcionada ao público infantil com o coletivo GAMB (14 horas) e apresentação do espetáculo teatral Nós Não Somos Invisíveis, com o grupo Marias do Brasil (16 horas).

A programação segue no dia 6 de maio, sábado, com a vivência Morada Guarani, com Jerá da Aldeia Tenondé Porã e Kalipetã (12 horas), a intervenção artística Coral de Crianças Guarani (13 horas), a oficina Orquídeas Nativas: Origem, História e Formas de Cultivo com Masuji Kayasima do Paraíso das Micro-Orquídeas (14 horas) e a intervenção musical Girandêra, com o grupo Clarianas (16 horas). O evento termina no dia 7 de maio com o ateliê aberto Da Margem, com a Casa Ecoativa e Imargem (13 horas) e o bate-papo Arquitetura e mutirões autogeridos na produção social da habitação popular, com Marina Lima e Sandro Oliveira, da Usina CTAH e Rose Queiros, do MST Leste 1 (14 horas). O Coletivo Diásporos encerra a programação às 16 horas com a intervenção musical Jam Morada.

Durante os cinco dias também será exibida a série Habitar/Habitat, exibida pelo canal SescTV. Os programas mergulham no tema da habitação revelando as formas de morar no Brasil em treze exemplos de moradia, que retratam os cinco séculos de ocupação no território brasileiro.

Gastronomia sustentável
O tema gastronomia sustentável também estará presente na edição de 2017 do PÉTALA POR PÉTALA. Além de oficinas, exposições mediadas, bate-papo e ateliês abertos, o Café da Roça, espaço já conhecido do Sesc Interlagos que resgata receitas típicas do Brasil em uma viagem gastronômicas aos pratos rústicos, preparou um cardápio especial com o tema Receita Velha é que faz Comida Boa.

No cardápio, os destaques ficam por conta do pão caseiro de cará com gergelim, a torta de legumes, a torta da roça com palmito e requeijão (produto desenvolvido no Sesc Interlagos, com massa de batata e aproveitamento integral de sua casca, dimuindo a geração de resíduos), milho orgânico cozido em espiga com manteiga, frutas orgânicas e o bolo de milho com calda de goiabada.

Programação:

 

6 de maio – sábado
9h às 17h – Mostra de Expositores
9h às 17h – Instalação: Habitar/Habitat – Sesc Tv
10h – Prática Corporal: Corpo em Comunidade – Danças Circulares – com Comunidade Dedo Verde
10h – Vivência: Eficiência Energética no Pedal – Com Pedal Sustentável
11h – Bate-papo Culinário: Como se faz um sanduíche, do campo à mesa – com Francine Lima
12h – Vivência: Morada Guarani – com Jerá, da Aldeia Tenondé Porã e Kalipetã
13h – Exposição mediada: Técnicas de Gastronomia Sustentável – com Equipe de Alimentação do Sesc Interlagos
13h – Intervenção Artística: Coral de Crianças Guarani
13h – Ateliê Aberto: Cores da Terra – com Ikobé Cooperativa de Bioconstrução
13h – Intervenção: Canto, Toca, Teto – com Hellena Kuasne
14h – Oficina: Bambu: A Planta dos Mil Usos – com Associação Cultural Sinfonia de Cães
14h – Oficina: Orquídeas Nativas: origem, história e formas de cultivo – com Masuji Kayasima – Paraíso das Micro-orquídeas
15h – Bate Papo na Barraca: Morada das Abelhas – com Ana do Mel – Sítio Floradas da Serra
16h – Intervenção Musical: Girandêra – com Clarianas

7 de maio – domingo
9h às 17h – Mostra de Expositores
9h às 17h – Instalação: Habitar/Habitat – Sesc Tv
10h – Prática Corporal: Corpo Planeta – Pedal Billings – com Bike Zona Sul
10h – Vivência: Eficiência Energética no Pedal – Com Pedal Sustentável
11h – Oficina Culinária: Caldos Naturais de Legumes e Carnes – com Equipe Sesc
12h – Vivência: Morada das Aves – com Marcelo Bokermann – Equipe Sesc
13h – Exposição mediada: Técnicas de Gastronomia Sustentável – com Equipe de Alimentação do Sesc Interlagos
13h – Intervenção Artística: O Concerto da Lona Preta – com Trupe Lona Preta
13h – Ateliê Aberto: DaMargem – com Casa Ecoativa e Imargem
13h – Intervenção: Canto, Toca, Teto – com Hellena Kuasne
14h – Bate-Papo: Arquitetura e mutirões autogeridos na produção social de habitação popular – com Marina Lima e Sandro Oliveira (Usina CTAH) e Rose Queiroz (MST Leste 1)
14h – Oficina: #Seja Sustentável #Seja Funcional: confecção de Lanterna Solar – com Fábio Miranda – Instituto Favela da Paz
16h – Intervenção Musical: Jam Morada – com Coletivo Diásporos

PÉTALA POR PÉTALA – Dias 29 e 30 de abril e 1º, 6 e 7 de maio, sábados, domingos e feriado, das 9 às 17 horas, no Sesc Interlagos. Programação composta de oficinas, rodas de conversa, intervenções artísticas, vivências corporais, atrações musicais, alimentação e feira de expositores. GRÁTIS.

SESC INTERLAGOS – Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial. Telefone – (11) 5662-9500. Estacionamento – R$24,00 e R$12,00 (credencial plena). www.sescsp.org.br.

(#Envolverde)